Ambiente

Lago em Corrêas é despoluído e revitalizado

O projeto Conexão Verde, em parceria com o INEA, entregou a revitalização completa de um lago de Corrêas, próximo à entrada do Vale do Sossego. Abandonado por anos e totalmente assoreado, o lago foi despoluído e transformado em um novo espaço de convivência, sustentabilidade e segurança para os moradores da região.

O processo de revitalização começou em junho de 2022, quando o projeto identificou a situação crítica do lago e iniciou os primeiros esforços de limpeza e retirada de entulho. Em setembro de 2024, a intervenção ganhou força com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Desde então, o local passou por uma transformação completa, com a despoluição das águas, remoção de resíduos e replantio de mudas doadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O projeto também conta com monitoramento por câmeras de segurança da Opensat, coibindo o descarte irregular e contribuindo para a segurança da região.

Além da restauração ambiental, o local recebeu o oitavo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do Conexão Verde, incentivando a coleta seletiva e o descarte adequado de recicláveis. A ação é mais um passo da iniciativa idealizada pela Opensat Soluções, que busca tornar Petrópolis uma cidade Lixo Zero. O PEV instalado no local permite o descarte gratuito e responsável de resíduos como papel, plástico, vidro e metal.

A iniciativa contou com apoio do vereador Junior Paixão, das associações de moradores Amavis e ALMA, da CRAS Madeira, do projeto Seelyg, do Condomínio do Sossego e APA Petrópolis.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).