O Teatro Imperial dá início ao seu mais novo projeto cultural “Ler em Cena – Leituras Dramatizadas de Teatro”, reunindo grupos, companhias e estudantes de teatro de Petrópolis em uma experiência artística centrada na interpretação. Entre os meses de julho e agosto, acontecerão dez encontros, sempre às 19h30, com entrada gratuita. Nesta quarta (9), a Satura Companhia de Teatro estreia o projeto com a leitura de “Desencantos”, de Machado de Assis, enquanto no dia 10, o Grupo Teatral Aí apresenta a obra “O Conto da Ilha Desconhecida”, do escritor português José Saramago, com Pita Cavalcanti e Sylvio Costa Filho.
As leituras podem ser de textos consagrados ou autorais, oferecendo ao público a oportunidade de se aproximar da dramaturgia de forma intimista e reflexiva. A iniciativa visa fortalecer o teatro na cidade, incentivando tanto o teatro amador quanto o profissional, além de fomentar o intercâmbio entre artistas locais.
A primeira leitura contará com os atores Fábio Branco, Christiane Carvalho e Fred Justen, que também assina a direção do trabalho. A história, ambientada na cidade imperial, acompanha a difícil escolha de uma protagonista dividida entre seu marido e seu ideal de felicidade. As tensões emocionais e morais do enredo, características marcantes da obra de Machado, ganham vida através da força do texto e da profundidade das personagens, proporcionando ao público uma reflexão atemporal sobre desejos, obrigações e liberdade.
As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail teatroimperialrj@gmail.com, contendo as informações do artista/grupo, além do material da leitura para avaliação. O tempo mínimo para as apresentações é de 50 min.
O Ler em Cena é realizado pela Natureza Produções, apresentado pela Enel Brasil, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Serviço
Local: Rua Marechal Deodoro, 192 – Centro
Data: 09, 10, 16, 17, 23 e 24 de julho; 20, 21, 27 e 28 de agosto de 2025
Horário: 19h30
Entrada: gratuita (mediante inscrição)