O Bunka-Sai, festival da cultura japonesa em Petrópolis, está com as inscrições abertas para o concurso de fotografia das cerejeiras da cidade. Até o dia 27 de julho, os interessados podem se inscrever pelo Instagram oficial da festa (@bunka.sai), enviando suas imagens da floração na cidade. A seleção das cinco mais votadas no perfil, entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, serão expostas no Palácio de Cristal. Entre 14 e 17 de agosto, durante os dias do festival que homenageia a colônia nipônica na cidade, o público poderá votar na sua favorita, e a vencedora será revelada no encerramento do evento.
O fenômeno da floração, embora breve — dura em média 15 a 20 dias —, movimenta o calendário turístico da cidade e integra o chamado turismo de contemplação. De forma espontânea, os visitantes traçam suas próprias rotas atrás das flores, passando por pontos como o lago do Palácio Quitandinha, o Parque de Itaipava, o Vale das Videiras, a Rua Barão do Rio Branco, o Vale do Amor e outros espaços que, a cada ano, vão ganhando novas mudas.
A história das cerejeiras em Petrópolis remonta a 1995, quando foram plantadas na cidade, em um gesto simbólico das comemorações pelos 100 anos de amizade entre Brasil e Japão. Para facilitar o passeio, a Prefeitura de Petrópolis disponibiliza um mapa digital com a localização das cerejeiras pela cidade, pelo link: https://www.petropolis.