A Casa Brasileira de Palhaços, que em 2025 celebra cinco anos de atuação como referência na palhaçaria excêntrica musical, vai promover uma série de oficinas gratuitas entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, no Instituto Caminho da Roça, localizado na Praça da Feira, nº 11 – Centro de Secretário. A programação faz parte do projeto Casa Brasileira de Palhaços – Edição Palhaço Excêntrico Musical, que circulará também por Macaé e Vassouras ao longo do mês de agosto.
Voltadas para pessoas a partir de 12 anos, as oficinas acontecem das 9h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail casabrasileiradepalhacos@gmail.com ou pelo telefone (21) 99766-4206.
A programação do projeto também prevê a realização de atividades online, com aulas ao vivo, via Zoom. Nos dias 27, 28 e 29 de agosto acontecerá a Oficina Teatralidade Circense para Todos, com Analu Farias, voltada especialmente para pessoas cegas ou com baixa visão.
A programação completa reúne três oficinas:
Atividade presencial: Oficina de Palhaço Excêntrico Musical, com Lilian Moraes
Explora a comicidade musical por meio da construção de cenas cômicas, dramaturgia, improviso e jogo com objetos. Trabalha também o estado de espírito do palhaço e suas relações com o público e com o próprio corpo.
Atividade presencial: Oficina de Construção de Instrumentos Musicais Excêntricos, com Anthony Brito
Capacita os participantes na criação e experimentação de instrumentos inusitados, como piano de garrafas, trombone de funil, sax de cano PVC e outros feitos com materiais reaproveitados. Ao final, os alunos criam uma performance sonora coletiva.
Atividade online: Oficina Teatralidade Circense para Todos, com Analu Farias
Pensada como ação de acessibilidade, é voltada especialmente para pessoas cegas ou com baixa visão. Compartilha técnicas cênicas desenvolvidas por Analu, artista circense e paratleta, com foco em percepção corporal, espaço e expressão criativa.
As oficinas presenciais oferecem 30 vagas, já a oficina online não terá limite de participantes. O projeto é realizado com recursos do Edital de Chamada Pública Fluxos Fluminenses nº 06/2024 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – SECEC RJ e também será realizado nas cidades de Macaé e Vassouras durante o mês de agosto.
Sobre a Casa Brasileira de Palhaços
Criada em 2020 e liderada por uma mulher-palhaça, a Casa Brasileira de Palhaços é um espaço que se destaca pelo compromisso com a escuta, o riso como ferramenta de resistência e a valorização da comicidade feminina. Nestes cinco anos de atuação, a Casa já circulou por diversas cidades e estados do Brasil, oferecendo formações, espetáculos e vivências que misturam arte, humor e crítica social.
Serviço
Endereço: Praça da Feira, nº 11 – Centro de Secretário
Mais informações: (21) 99935-1744 ou institutocaminhodaroca.com.br