Nesta quinta-feira (2), a banda 1º de Setembro comemora seus 115 anos com um concerto solidário na Primeira Igreja Batista (PIB), às 19h30. O ingresso é 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao trabalho assistencial realizado pela instituição.
O repertório homenageará músicos que fizeram parte da história do grupo, como Waldemiro Ribeiro, músico e diretor da banda; Clever Costa de Castro, presidente e maestro; Balthazar Ferreira Caboclo, presidente e maestro; José Geraldo Rocha de Oliveira, músico e arranjador; José Carlos Ligeiro, maestro e arranjador; além dos compositores Jayme Marques e Joaquim Naegele.
A 1º de Setembro já é conhecida na cidade, com seus 1115 anos de história. Com sede em Cascatinha, a banda é reconhecida como Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, sendo filiada também à ASBAM-RJ (Associação de Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro). É certificada como Ponto de Cultura e foi contemplada com o Prêmio Asas, no Edital da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB.
A Primeira Igreja Batista fica na Rua Paulo Barbosa, 95 – Centro.