No dia 4 de outubro, o Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni, recebe o evento “Minha Dança. Minha Profissão. Qual é o Caminho das Pedras?”, às 19h, que celebra a conclusão do projeto Dançar, Empreender e Vencer.
O público poderá assistir à apresentação da Cia Movimento Arte & Cia, com coreografias dos professores, direção artística de Nelma Voigt, coordenadora de dança do projeto e participação dos alunos das oficinas de dança de Petrópolis em estilos como jazz, danças urbanas e dança para maturidade. Também será exibido o resultado do curso de gestão e empreendedorismo cultural, no qual os participantes da turma de Petrópolis desenvolveram projetos-piloto e apresentarão no formato pitch, fruto da formação “Caminho das Pedras: da Arte ao Produto Cultural”.
A realização conta com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – Lei do ICMS e do Instituto BAT Brasil, idealização e realização da Arte Cultura LTDA, sob direção geral da gestora cultural e ministrante do curso de gestão e empreendedorismo cultural Patricia Castro.
O projeto Dançar, Empreender e Vencer
Realizado ao longo de seis meses, o programa ofereceu formação gratuita em Petrópolis e em São Cristóvão. Foram cerca de 120 alunos atendidos, entre os cursos de gestão e empreendedorismo cultural e as oficinas de dança (ballet clássico, danças urbanas, jazz, danças populares, hip hop e dança para maturidade).
No curso de gestão cultural, 42 alunos do Rio e Petrópolis participaram de 30 aulas teóricas e práticas (“Mãos na Massa”), aprendendo a conceber, elaborar e formatar projetos, planejar orçamentos, captar recursos e lidar com as leis de incentivo à cultura. O aprendizado resultou em projetos-piloto que serão apresentados nos dois eventos de encerramento. Como desdobramento, três alunos já foram integrados à equipe da Arte e Cultura LTDA, atuando em produção, social media e audiovisual. As oficinas de dança reuniram cerca de 80 participantes, que tiveram contato com diferentes modalidades e aprimoraram técnica, coordenação, criatividade e aumentaram a qualidade de vida.