No dia 8 de novembro, a UNIFASE/FMP realiza o II Simpósio de Ginecologia e Obstetrícia, das 8h às 16h, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, e reunirá estudantes, residentes e especialistas para discutir as transformações e desafios que marcam a área da ginecologia e obstetrícia na atualidade. Para participar do simpósio basta acessar se inscrever pelo site www.unifase-rj.edu.br/
“Através de diferentes temas em Ginecologia e Obstetrícia, procuraremos discutir o que há de mais atual dentro das especialidades. São assuntos muito relevantes e em diferentes graus de complexidade: da abordagem da sífilis e do HIV na gestação até a medicina fetal, de como conduzir uma anamnese e exame físico na consulta ginecológica à terapia hormonal no câncer de mama. Selecionamos os aspectos mais importante na formação do médico, seja ele generalista ou aquele que já atua nas especialidades”, destaca o médico Vander Guimarães Silva, professor Titular de Ginecologia e Obstetrícia da UNIFASE/FMP. Além dele, os docentes Vitor Banal e Analuce Mussel são os responsáveis pela organização do evento.
A programação inclui palestras, mesas-redondas e exposição de trabalhos científicos, com temas que vão desde o diagnóstico de doenças ginecológicas até reflexões sobre ensino e prática médica. Entre os destaques, o médico Ricardo Lasmar abordará o tema “Muito além da dor: como conduzir a anamnese e o exame físico na suspeita de endometriose“, e o médico Jair Braga falará sobre “Medicina fetal: o que o obstetra precisa saber”.
O evento também trará debates fundamentais sobre hipertensão na gestação, com o médico Eduardo Sertã; terapia hormonal e câncer de mama, com o médico Carlos Vinicius; e climatério sem tabu, com o médico Ricardo Bruno. O médico Brunno Madruga discutirá a meta “Zero morte por hemorragia pós-parto”, e a médica Alessandra Evangelista abordará o “Aconselhamento reprodutivo na consulta ginecológica de rotina”.
As mesas-redondas prometem discussões multidisciplinares e práticas, como “Sífilis e HIV na gestação – desafios clínicos e sociais”, com os médicos Sandra Pinto e Carlos Alberto Barbosa, e “O ensino da Ginecologia e Obstetrícia na prática – reflexões entre preceptores e residentes”, com o médico Vander Guimarães e participação de professores, residentes e alunos da UNIFASE/FMP.



