A professora, jornalista e escritora petropolitana Sandra Brito foi um dos grandes destaques da Semana Cultural Brasil – Romênia, promovida pela Delegação Internacional das Academias de Letras e Artes e a Embaixada Brasileira, em outubro. O evento reuniu escritores, artistas e intelectuais dos dois países em uma série de atividades voltadas à literatura, música e diplomacia cultural.
Na ocasião, autores brasileiros lançaram a coletânea “Cantos do Brasil”, com textos inéditos sobre a diversidade e a pluralidade sociocultural do nosso país e foi realizada a cerimônia de posse dos novos membros do Núcleo de Letras e Artes da Romênia. A solenidade foi conduzida por Sandro Machado, presidente do núcleo, e por Marisa Resende, presidente da Delegação Internacional das Academias, com tradução simultânea feita por Isabel Tischer. Também tomaram posse alguns dos principais escritores e artistas romenos da atualidade, como Dinu Flamand e George Vlaicu. Sandra Brito foi uma das representantes brasileiras da comitiva, sendo empossada como membro imortal na mesma solenidade.
Durante o evento, o Embaixador Ricardo Guerra e o adido cultural Ronaldo Vieira receberam moções de aplausos em reconhecimento ao apoio prestado ao intercâmbio intercultural entre os dois países. Além de reforçar a cooperação cultural entre Brasil e Romênia, o evento destacou a importância da literatura e das artes como instrumentos de aproximação entre os dois países.
Sandra Brito também participou da Feira Mundial do Livro de Frankfurt, onde lançou uma coletânea bilíngue sobre a Fauna Brasileira no stand da Câmara Brasileira do Brasil. A escritora foi premiada com o troféu Personalidade do ano durante o evento.



