Educação

Alunos de Petrópolis conquistam o ouro na Olimpíada de Educação Financeira

O aluno Pedro Sanches, do 2º ano do ensino médio integrado ao técnico em Telecomunicações do Cefet/RJ Petrópolis, e a aluna Anna Luiza de Almeida Oliveira, do 9º ano Ensino Fundamental do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, conquistaram a medalha de ouro na edição 2025 da Olimpíada de Educação Financeira (OLITEF), promovida pelo Tesouro Direto. A competição, de âmbito nacional, busca promover o conhecimento financeiro entre alunos do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

“Fiz a prova da OLITEF com foco e tranquilidade, e o resultado veio: conquistei a medalha de ouro. O Liceu tem professores incríveis, e aprendo muito com cada um deles. Sou especialmente grata à professora Glória, de Matemática, que me preparou para a prova com atividades que serviram de base para meus estudos em casa. Esse resultado representa não apenas uma conquista pessoal, mas também o reflexo do incentivo e do apoio que o Liceu oferece a todos os seus alunos”, disse Anna Luiza.

Em 2024, na primeira participação do Liceu na olimpíada, a escola recebeu três menções honrosas e uma medalha de bronze, demonstrando o envolvimento crescente dos estudantes e professores no tema.

A OLITEF reúne escolas públicas e privadas de todo o país, que inscrevem os alunos e aplicam a prova, composta por questões sobre temas ligados à economia e finanças pessoais. Os resultados são avaliados pela organização, que divulga as classificações em âmbito nacional.

“Participar dessa olimpíada foi uma experiência importante, pois as questões abordaram situações reais de decisões financeiras e evidenciaram a relevância dos conhecimentos desenvolvidos no projeto de extensão do professor Felipe Mondaini para a resolução da prova”, declarou Pedro.

O projeto citado, “Educação Financeira e Sociedade: uma preparação para a Olimpíada Brasileira de Educação Financeira”, foi desenvolvido no Cefet/RJ Petrópolis em 2025. De acordo com o coordenador, professor Felipe Mondaini, a iniciativa teve como propósito aproximar os alunos do ensino médio dos conceitos de economia e cidadania financeira.

“Por meio de aulas semanais, contextualizadas e interdisciplinares, os estudantes puderam investigar, analisar e aplicar princípios da educação financeira a situações reais, desenvolvendo competências essenciais para a tomada de decisões conscientes”, destacou Felipe.

É a segunda vez que Pedro se destaca em competições nacionais. Em novembro de 2024, quando ainda estava no 1º ano do ensino médio, ele conquistou o certificado de Honra ao Mérito na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).