Devido aos fortes ventos desta última quarta-feira (10), os parques Cremerie e Natural Padre Quinha (Avenida Ipiranga) permanecem fechados para manutenção e vistorias.
Equipes técnicas da Secretaria de Meio Ambiente estão realizando inspeções detalhadas, remoção de galhos e avaliação da estabilidade das árvores que possam oferecer risco aos frequentadores.
A medida é necessária para garantir a segurança dos visitantes e preservar as áreas de lazer, trilha e equipamentos dos parques. A reabertura será avaliada após a conclusão dos trabalhos.
De acordo com o último boletim da Defesa Civil de Petrópolis, até o final da tarde desta última quarta-feira (10) haviam sido registradas 24 ocorrências por conta dos ventos fortes, como quedas de árvores, destelhamentos e queda de telhado em vários pontos da cidade. Nenhuma ocorrência grave foi registrada.
A Secretaria de Saúde informou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vicenzo Rivetti precisou ser fechada temporariamente e permanecerá sem atendimento até a próxima segunda-feira (15/12), porque parte do telhado da unidade foi danificada pelo vento.
A Prefeitura de Petrópolis também informou o cancelamento dos shows artísticos programados para esta quinta-feira (11), no Palácio de Cristal, como parte da programação do Natal Imperial, para a substituição dos equipamentos que foram danificados durante o vendaval. Contudo, a decoração, a casinha do Papai Noel e as barraquinhas de comida continuam funcionando normalmente.
Confira as linhas de ônibus afetadas:
Cidade Real
Linha 101 – Rocio
Sem operação em um trecho de 5,8 quilômetros. Não há acesso ao ponto final e o ônibus está manobrando na altura do nº 3541.
Linha 107 – Manoel Torres
Acessando a localidade pela Rua Alice Hervê, sem atendimento em um trecho equivalente a 280 metros.
Turp
Linha 653 – Venezuela
O ônibus está passando pelo Hotel Quitandinha, subindo a Rua Getúlio Vargas. Ao todo, dois quilômetros sem atendimento.
Linha 703 – Santa Mônica
Sem operação no Sítio do Moinho.
Recomendações da Defesa Civil
A Defesa Civil reforça que moradores em áreas de risco mantenham a atenção redobrada:
- Evite permanecer em locais interditados.
- Não transite por áreas alagadas.
- Fique atento a sinais de deslizamentos.
Em caso de ventos fortes:
- Feche todas as janelas, basculantes e portas de armários para evitar o ingresso de vento e a formação de correntes de ar.
- Feche persianas, cortinas ou blecautes para proteger os vidros e evitar a dispersão de estilhaços em caso de quebra.
- Desligue aparelhos elétricos e feche o registro de gás para evitar riscos em caso de queda de árvores ou postes.
- Evite deixar objetos soltos em locais altos que possam ser arremessados pelo vento.
Em caso de emergência, ligue para o número 199.



