Saúde

Centro de Saúde registra mais de 2.500 faltas em consultas e exames em apenas um mês

Um levantamento feito pelo município no Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira revelou que, apenas no mês de dezembro de 2025, foram registradas 2.511 faltas em atendimentos agendados para consultas e exames na unidade. O número vai compor o “faltômetro”, um indicador que a Secretaria Municipal de Saúde está implantando para monitorar a frequência dos pacientes atendidos pelas unidades de saúde do município.

Entre as consultas com maior índice de ausência estão os atendimentos de Enfermagem (486), Clínica Médica (205), Fisioterapia (258), Odontologia (169) e Fonoaudiologia (168). O levantamento aponta ainda um número significativo de ausências em exames importantes para o diagnóstico e prevenção de doenças. Somente em dezembro, 200 pacientes faltaram a exames de eletrocardiograma, 162 não compareceram à mamografia e 398 deixaram de realizar exames de ultrassonografia (USG).

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa, reforça que cada falta representa uma vaga desperdiçada, que poderia ter sido utilizada por outra pessoa que aguarda atendimento. “Fazemos um apelo à população para que, em caso de impossibilidade de comparecimento, o usuário desmarque previamente a consulta ou exame, permitindo a reorganização da agenda e o aproveitamento da vaga”, destacou.

No Centro de Saúde, quem precisa desmarcar uma consulta ou exame, pode entrar em contato pelo telefone (24) 2237-3616.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).