Educação

Petrópolis lança abaixo-assinado pela candidatura ao supercomputador do PBIA

Nesta semana, a Prefeitura de Petrópolis lançou a campanha institucional de defesa da candidatura do município para sediar o supercomputador de inteligência artificial do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). A iniciativa é em conjunto com o Conselho Municipal de Inovação (CMI).

A campanha tem o objetivo de reforçar o compromisso da cidade com a inovação e a tecnologia, posicionando Petrópolis como candidata estratégica para receber o equipamento de alto desempenho, que integra a política nacional de fortalecimento da infraestrutura de inteligência artificial no Brasil.

Durante o evento foi lançada uma página oficial com abertura de um abaixo-assinado, permitindo que a população manifeste apoio à candidatura do município. Os interessados podem participar pelo link: https://super-computador.biomob.app/pt

A cerimônia destacou ainda os principais diferenciais da cidade para receber o equipamento, como a experiência do município com o supercomputador Santos Dumont, instalado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o clima ameno, a localização estratégica próxima aos principais polos tecnológicos do país e a qualidade do ensino superior nas áreas de ciência e tecnologia.

“O grande diferencial de Petrópolis é a presença do LNCC, que há décadas opera com reconhecimento internacional. Somam-se a isso o clima ameno e as condições técnicas ideais, que fazem do município o local mais adequado para a instalação do supercomputador”, afirmou Marcelo Soares, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (Acep).

Sobre o supercomputador

O supercomputador integra o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), estratégia nacional que prevê investimentos de R$ 23 bilhões para ampliar a infraestrutura de IA no país. O plano contempla a aquisição de um dos cinco supercomputadores mais potentes do mundo, destinado a impulsionar pesquisas avançadas, inovação tecnológica e aplicações de alto impacto.

Em outubro de 2025, o prefeito Hingo Hammes entregou à ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, um manifesto assinado por autoridades municipais, representantes do Governo do Estado e da comunidade científica, solicitando que o novo supercomputador de IA seja instalado em Petrópolis, no LNCC, que já abriga o supercomputador Santos Dumont.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).