Considerada pelo Governo Federal como uma questão de soberania nacional, a Inteligência Artificial será alvo dos estudos do primeiro curso gratuito, 100% on-line e aberto ao público com certificação do recém-inaugurado Centro de Referência em Tecnologia da Informação e Comunicação (DigiTech) da Firjan SENAI. São 500 vagas gratuitas para pessoas em situação de baixa renda, e as inscrições estão abertas até 27 de fevereiro exclusivamente neste link.
O curso de “Qualificação Básica em Inteligência Artificial Industrial” é dedicado a alunos que queiram aprender a desenvolver soluções de Inteligência Artificial aplicadas ao ambiente industrial, com ênfase em análise de dados e visão computacional. Com duração de quatro meses, as aulas começam em 9 de março e serão divididas em cinco módulos: “Fundamentos de Python para IA”, “Data Science”, “Machine Learning”, “Visão Computacional” e “Projeto Integrador”.
Neles, os alunos aprenderão, respectivamente, a criar programas capazes de automatizar tarefas e desenvolver soluções; coletar, limpar, organizar e visualizar dados que identifiquem problemas, melhorem processos e reduzam desperdícios; criar sistemas que aprendam com os dados, desenvolvendo modelos capazes de prever falhas em máquinas e detectar padrões anormais, por exemplo; e ensinar o computador a “enxergar” imagens e vídeos, substituindo inspeções manuais. Ao final do curso, os alunos deverão desenvolver uma solução de IA aplicada à Indústria.
Segundo a Universidade de Stanford, nos EUA, o uso da IA nas organizações registrou um salto de 55% entre 2023 e 2024. Outros estudos estimam que até o ano que vem, 69 milhões de novos postos de trabalho serão criados, e 83 milhões poderão ser realocados ou substituídos – num mercado que deve crescer 21% em quatro anos. Este crescimento é impulsionado pela expansão do uso de IA em contextos industriais, com destaque para ciência de dados e visão computacional, tecnologias que sustentam sistemas de inspeção automatizada, manutenção preditiva e controle de qualidade por imagem – justamente áreas abordadas no curso do DigiTech.
Inscrições
As vagas são voltadas para pessoas com renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovada por meio de uma autodeclaração. Os pré-requisitos mínimos incluem ainda idade a partir dos 16 anos; estar cursando Ensino Médio; acesso a computador e à Internet; e ter conhecimento básico de lógica de programação – e para isso há um curso gratuito on-line de “Lógica de Programação”, disponível na plataforma de ensino do SENAI Futuro Digital. As vagas serão encerradas quando o número de matriculados para o programa atingir o número de vagas previstas.
Rio: Capital da Inteligência Artificial
O curso faz parte do Programa IA Industrial, iniciativa do Departamento Nacional do SENAI que une diagnóstico, formação e aplicação prática de IA para acelerar a transformação digital da indústria brasileira. Com foco tanto em trabalhadores quanto em empresas, o programa estrutura trilhas formativas personalizadas, adaptadas ao nível de maturidade tecnológica de cada participante. No âmbito da Firjan SENAI, o programa prevê, além do curso de IA com certificado do DigiTech, imersões de empresas sobre como usar a IA em seus negócios.



