O município está com as inscrições abertas para os interessados em participar do serviço Família Acolhedora. As famílias que preencherem o formulário até o dia 28 de fevereiro poderão ser chamadas para iniciar a capacitação, prevista para começar em março. O formulário está disponível no site: https://web2.petropolis.rj.
O serviço de Família Acolhedora promove acolhimento temporário de crianças e adolescentes que estão em situação de risco social. O acolhimento tem prazo máximo de 18 meses, ou dura até que se encontre uma solução definitiva para essa criança ou adolescente. Durante o acolhimento, a família se compromete a fornecer todo cuidado necessário, seja de saúde, educação, alimentação e demais necessidades. É importante ressaltar que o acolhimento não é uma adoção.
“Esse risco social pode ser causado por negligência, violência ou por outros fatores que levam ao afastamento da criança ou do adolescente de sua família de origem, por meio de uma medida protetiva. Quando esse afastamento acontece, ao invés de serem encaminhados para abrigos ou instituições, eles são preferencialmente direcionados ao serviço de acolhimento familiar”, explicou a coordenadora do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, Paula Melo.
Para se candidatar à habilitação no Família Acolhedora, os interessados devem preencher o formulário com informações pessoais dos membros da família, contatos e informações sobre o melhor horário para participar de palestras. A equipe do serviço, que é vinculada à Secretaria de Assistência Social, faz uma triagem inicial.
“Realizamos um primeiro contato para conhecer a família candidata e esclarecer dúvidas sobre o acolhimento familiar. Em seguida, inicia-se o processo de habilitação, que inclui capacitação obrigatória, visitas domiciliares e entrevistas com os interessados. Todas essas etapas são feitas visando a proteção integral e o bem-estar do acolhido, garantindo que ele receba um ambiente seguro, afetivo e preparado para o desenvolvimento”, disse o secretário de Assistência Social, Wesley Barreto.



