Na última quinta- feira (28-02), a Câmara Municipal de Petrópolis recebeu os representantes da prefeitura para a demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais referentes ao período de setembro a dezembro de 2012, conforme determina a Lei Complementar 101/00.
Alexandre Vicente, funcionário de carreira do Controle Interno da prefeitura, apresentou os dados referentes ao terceiro quadrimestre e comunicou que “todos os limites previstos por lei foram atingidos, ficando dentro das obrigatoriedades”.
O principal questionamento dos vereadores foi em relação à complexidade de como os dados foram apresentados. Os parlamentares ressaltaram que a população quer saber quanto o governo municipal investiu nos setores de saúde e educação, com os valores especificados e não apenas o percentual investido.
Rosângela Stumpf, do Controle Interno afirmou que os dados vão ser avaliados e devem ser apresentados com maior clareza. “No próximo quadrimestre, traremos os dados de maneira mais clara, pois terá sido nós mesmos que teremos executado, e por isso, poderemos esmiuçar melhor as informações e dessa forma, os vereadores poderão cobrar mais informações e ainda propor parcerias entre os poderes”.
Durante a audiência pública também foram feitos alguns questionamentos em relação às dívidas ou saldos do governo passado. O Secretário de Fazenda Patuléa, afirmou que “seria muito leviano apontar um valor de dívida nesse momento, pois essa é apenas a apresentação do último quadrimestre do governo passado. Somente depois de um balanço consolidado é que se pode afirmar com certeza a situação das contas”.