Começaram nesta quarta-feira (06) os preparativos para a comemoração dos 170 anos de fundação de Petrópolis, no próximo dia 16. O pontapé inicial foi dado por uma operação de limpeza e revitalização do Centro Histórico, feita pela Secretaria de Obras e pela Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep). A ação inclui o plantio de mudas para o outono, higienização dos bancos e varrição das praças, além de cuidados com calçadas e monumentos e dragagem mecânica de alguns trechos dos rios.
O trabalho na Rua do Imperador vai começar com a remoção das cabines telefônicas já desativadas. A substituição de lâmpadas queimadas, repintura de postes e lavagem do transbordo também são ações previstas. A restauração da ponta do Obelisco, já aprovada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), será retomada. “O objetivo é que o trabalho de restauro do monumento esteja concluído até o próximo domingo. Em seguida, ele será todo lavado”, garante o secretário de Obras, Aldir Cony.
Os bueiros, segundo Cony, também estão ganhando a atenção. “Na realidade, a limpeza já acontece a cada 15 dias e, dessa vez, será feita de forma ainda mais rigorosa, renovando os equipamentos que forem necessários, como os cestos protetores que impedem que folhas e outros detritos caiam na rede”, explica.
A dragagem de rios, que inclui a limpeza manual e mecânica, será iniciada nas confluências dos rios Piabanha com o Quitandinha e Quitandinha com o Palatinado, que ficam respectivamente nos arredores do Palácio de Cristal e no Obelisco.
Segundo o presidente da Comdep, Hélio Dias,será feita ainda a manutenção e substituição de todo mobiliário urbano, como os bancos das praças. “As calçadas serão lavadas e para garantir uma higienização mais profunda. Vamos utilizar produtos de limpeza pesada”, explica. O Terminal do Centro, que registra uma circulação diária de aproximadamente 30 mil pessoas, também ganhará um banho especial. Um total de 200 coletoras de lixo chegam até o fim da semana e serão instaladas ao longo da Rua do Imperador e nos arredores do Centro Histórico.
O plantio de mudas de época, como das espécies boca de leão e hortênsias, por exemplo, também está sendo feito, junto com as ações de jardinagem. “Já fizemos o plantio de 1,5 mil mudas que foram colocadas no Relógio das Flores e Praça Dom Pedro. Os corredores da cidade, como Quitandinha, Barão do Rio Branco e Bingen, além das mudas, estão recebendo roçadas. Podas de árvores também estão previstas”.
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), está participando do mutirão de limpeza e providenciando a revitalização na sinalização horizontal e vertical. O trabalho já foi feito em alguns bairros, com a região do Carangola, e agora chega ao Centro.