Nesta semana, a companhia de dança sul-mato-grossense Dançurbana apresenta o espetáculo infantil “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória” no Sesc Nogueira (8/5), às 15h, e no Centro Cultural Sesc Quitandinha (9/5), às 14h. A entrada é gratuita.
A produção é voltada para a faixa etária de 7 a 14 anos, já que é justamente no chamado segundo setênio – fase do desenvolvimento – que se intensificam processos como a formação das relações sociais, o aperfeiçoamento da memória cronológica e a compreensão de noções como causa e efeito. Ou seja, é um período fértil para experiências que estimulem o corpo, a imaginação e a criatividade.
A proposta do espetáculo é simular uma invasão ao recreio escolar, inserindo dança, imaginação e brincadeiras nesse espaço do dia a dia, que ganha novos sentidos em cena.
O processo de criação de “R.U.I.A” foi inspirado na filosofia educacional de Rudolf Steiner. Por isso, a produção contou com oficinas práticas, como contação de histórias e palhaçaria, para alimentar a construção da cena.
Na apresentação, os intérpretes criadores Adailson Dagher, Ariane Nogueira, Daniel Andrade, Jackeline Mourão, Livia Lopes e Reginaldo Borges trabalham com estímulos e objetos que são ressignificados e reinventados ao longo da performance.
O espetáculo foi contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2024/2025.