O período de festas juninas chegou e para quem ama um arraiá, não vão faltar opções em Petrópolis! Nesta sexta-feira (6), o Centro Educacional Terra Santa promove seu arraiá em homenagem a Alceu Valença, a partir das 16h.
De 5 a 8 de junho, vai ter arraiá no Pátio Petrópolis Shopping. Na quinta-feira (5), com Forró da Serra Carioca, às 19h, na praça da alimentação. No sábado (7), o público vai poder fazer um aulão de forró coma equipe do Universo Paralelo Danças, às 18h, e no domingo (8) tem baile da geração prateada especial de festa junina, com quadrilha, a partir das 15h. A entrada é gratuita.
Nos dias 6 e 7 de junho, das 15h às 22h, o Hipershopping Petrópolis vai oferecer quadrilha, comidas típicas, brincadeiras e diversão para toda a família. O Arraiá do Hiper será instalado no G2, segundo piso do estacionamento do Hipershopping.
Na sexta-feira (6), a festa abre às 15h, com DJ; às 16h tem forró ao vivo, com a sanfona do grupo Os Mezenga e às 20h, a Tribo de Gonzaga sobe ao palco para um show imperdível, trazendo o melhor do forró. No sábado (7), a festa começa também às 15h, com mais uma apresentação de Os Mezenga e às 20h, sobe ao palco do G2 o grupo Os Improváveis, que encerrará a noite com um espetáculo de forró.
Já nos dias 7 e 8 de junho acontece o aguardado arraiá do Sesc Nogueira, com brincadeiras e barracas com comidas típicas, quadrilhas e shows de forró, além do famoso trenzinho com embarque e desembarque na Praça de Nogueira. Os ingressos a preços populares já estão à venda na bilheteria da unidade.
A festa vai começar cedo, às 15h, com intervenções musicais ao som de sanfona e triângulo, celebrando ritmos como coco e baião. No sábado (7), às 17h, o Água de K’Cimba sobe ao palco com um repertório de forró pé de serra e clássicos de Gonzagão a Alceu Valença. Às 20h, é a vez do grupo Raiz do Sana, que mistura forró com maracatu, xote e outras influências.
No domingo (8), o Trio Maluvido assume às 17h, com seu forró tradicional e autêntico. A noite encerra com o show da banda petropolitana Os Improváveis, às 20h, misturando forró, MPB e composições autorais.
Nos dois dias de festa, o público vai se divertir com a irreverência d’A Banda do Jerônimo, um palhaço que toca instrumentos nada convencionais em um espetáculo interativo e hilário. Os artistas Tiago Costa e Vanessa Du Matu conduzirão o público às raízes históricas e culturais do arraiá. Haverá ainda apresentação dos repentistas Ednaldo e Miguel, em embates poéticos repletos de criatividade, e o cortejo circense da Cia Viva, com bonecos gigantes e música popular brasileira.
Quadrilhas também não vão faltar no arraiá do Sesc Nogueira. O público poderá conferir apresentações dos alunos de dança de salão da unidade. O ritmo contagiante da quadrilha Forrozão Junino também ocupa o espaço, a partir das 19h. Durante todo o evento, o público poderá visitar a Feira de Economia Criativa, que reúne expositores locais com peças feitas à mão, cheias de história, afeto e identidade cultural.
Durante o evento, será feita a coleta de doação de alimentos não perecíveis que serão encaminhados ao Mesa Brasil, o programa de combate à fome da instituição. As doações serão revertidas para entidades socioassistenciais de cada um dos municípios onde acontecerem os arraiás do Sesc.