Educação

UNIFASE/FMP fecha parceria inédita com Juizado da Infância, Ministério Público, Defensoria e PMP para assistência a jovens da Casa da Acolhida

Uma parceria inédita firmada entre o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto e a Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), o Juizado da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis, o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Prefeitura de Petrópolis vai garantir atendimento de saúde a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social que estão na Casa da Acolhida I e II.

O termo de cooperação começou a ser desenhado em fevereiro e foi formalizado neste mês, em cerimônia que contou com a presença da Reitora da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, do prefeito Hingo Hammes, da juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis, Cláudia Wider Reis, do promotor da 29ª Promotoria de Infância e Juventude de Petrópolis, Odilon Lisboa Medeiros, do defensor público Rômulo Souza de Araújo; e da secretária municipal de Assistência Social, Adriana Kreischer, além do desembargador Alexandre Teixeira, que foi juiz da Vara da Infância em Petrópolis.

A parceria começou após uma conversa entre a juíza Cláudia Wider Reis com o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Álvaro Veiga, que é pediatra e atua no serviço de saúde pública desde a década de 90. Ele, que sempre acompanhou, no Sistema Único de Saúde, os desafios enfrentados por crianças, em especial aquelas em situação de maior vulnerabilidade, lembrou os esforços diários de profissionais da saúde comprometidos com essa causa.

“Este termo de cooperação que estamos celebrando representa o fortalecimento da nossa responsabilidade social como instituição de ensino e saúde. A UNIFASE/FMP tem como missão estar ao lado dessas crianças e jovens, que muitas vezes estão à margem da sociedade, e contribuir para que elas possam enfrentar e superar as dificuldades que vivenciam. Tenho certeza de que essa união de esforços trará resultados muito positivos para todos”, destacou Álvaro.

Ao lado dele, a Juíza da Vara da Infância, Juventude e Idoso de Petrópolis, Cláudia Wider, frisou a importância da cooperação entre todos os entes. “Com a assinatura deste termo de cooperação, estamos garantindo atendimento prioritário e especializado aos adolescentes acolhidos nas Casas da Acolhida I e II, que já vivem em uma condição de extrema vulnerabilidade social. Esse cuidado é fundamental para assegurar a dignidade e os direitos dessas crianças e adolescentes”, disse.

O termo de cooperação prevê que, sempre que houver a necessidade de tratamento especializado, o pedido será encaminhado pela coordenação das Casas de Acolhida, para a Juíza de Direito, que requisitará a vaga diretamente ao Ambulatório Escola da UNIFASE/FMP. A medida visa evitar a espera por regulação de vagas do município, assegurando prioridade no atendimento e respeitando o direito fundamental à saúde dessas crianças e adolescentes.

O Promotor de Justiça da 29ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Petrópolis, Odilon Lisboa Medeiros, citou que a iniciativa é inédita e marca um novo momento na vida dessas crianças e adolescentes. “Estamos lidando com situações de vida extremamente difíceis e delicadas. Tudo o que pudermos fazer para ajudar essas crianças e adolescentes já representa um grande avanço. Somos privilegiados, temos nossas casas, nossas famílias, nossos filhos. Infelizmente, essas crianças não têm essa mesma realidade. Por isso, cada esforço que fazemos para oferecer apoio é uma contribuição valiosa para a construção de uma sociedade mais justa e humana. Como promotor da infância e responsável por esses dois abrigos que serão beneficiados com a parceria, só tenho a agradecer à universidade, aos seus diretores, professores e funcionários. Para mim, este é um momento de profunda alegria e gratidão”, destacou.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).