Projetos Sociais

Ação Social pela Música está com inscrições abertas para aulas gratuitas de instrumentos clássicos

Após quase uma década atuando no Centro Pastoral Frei Aniceto, na Mosela, o núcleo local da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) passa a funcionar temporariamente em um dos prédios do Colégio Koeler, no Centro, por meio de uma parceria inédita entre as duas instituições. As inscrições para novas turmas estão abertas e o projeto, que é inteiramente gratuito, busca alcançar crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, com prioridade para alunos da rede pública.

Fundada há 30 anos, a ASMB é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que utiliza o ensino da música clássica como instrumento de transformação social. O projeto tem a direção geral de Fiorella Solares, e foi idealizado por seu marido, o maestro David Machado. Desde sua criação, já atendeu mais de 14 mil jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo o protagonismo juvenil e o afastamento de contextos de violência, evasão escolar e uso de drogas. Em Petrópolis, o projeto vinha funcionando desde 2016 na paróquia da Mosela, mas precisou deixar o espaço por motivos de reestruturação interna da instituição religiosa.

“Conversando com o diretor do Koeler, Raphael Louro, que é um grande entusiasta das artes e também meu parceiro de trabalho há anos, surgiu essa possibilidade de ocupação temporária. Acolhemos com alegria essa chance de continuar nossos trabalhos em um espaço que já valoriza a educação e a cultura”, afirma Jaqueline Moreira, coordenadora da ASMB em Petrópolis.

A parceria prevê a permanência da associação no colégio até o fim de 2025. Nesse período, as aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, teoria musical e prática de orquestra serão ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. A seleção de novos alunos respeitará a capacidade dos instrumentos disponíveis no momento: são 10 vagas para violino, 15 para viola, 5 para violoncelo e 5 para contrabaixo. As inscrições podem ser feitas diretamente com a coordenação pelo telefone (24) 98156-9168.

Além de oferecer instrumentos e ensino especializado sem custo, a associação conta com o apoio da empresa GE Celma — principal patrocinadora do projeto — e mantém uma parceria com a Setranspetro, que garante transporte gratuito aos alunos das redes municipal e estadual por meio do acréscimo no cartão escolar.

Para além das aulas e ensaios, a expectativa é que, ao final dos seis meses, o projeto forme uma nova orquestra com número ampliado de alunos. “Sonhamos com uma grande apresentação no coração da cidade. Queremos encerrar esse ciclo com uma demonstração pública da potência transformadora da música”, conclui Jaqueline.

Com atuação em 13 núcleos pelo país e mais de 4 mil alunos ativos, a Ação Social pela Música do Brasil é hoje reconhecida por fundar e manter importantes grupos musicais, como a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, a Camerata Jovem do RJ e o Ensemble Carioca. Seu trabalho é sustentado por valores como integridade, respeito à diversidade, responsabilidade social e busca constante pela excelência.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).