Entre os dias 14 e 17 de agosto acontece a 16ª edição do Bunka-Sai, no Palácio de Cristal. Com entrada gratuita, o evento celebra a cultura japonesa por meio de uma programação que inclui apresentações de Taiko (tambores japoneses), Bon Odori (dança tradicional), shows musicais, artes marciais, cosplay, além de oficinas de mangá, origami, Ikebana, culinária, língua japonesa e outras expressões da cultura do Japão.
Segundo a vice-presidente da Associação Nikkei, Kathia Yamamoto, a edição deste ano marca um momento importante nas relações entre os dois países. “Preparamos o Bunka-Sai 2025 com muito carinho para que o público tenha uma imersão na cultura japonesa. Esse ano estamos comemorando o 130º aniversário da Assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação (1895), dando início às relações diplomáticas entre Japão e Brasil, pavimentando o caminho para a construção da maior comunidade japonesa fora do Japão”, afirmou.
Ainda segundo Kathia, a programação é voltada tanto para quem já tem afinidade com a cultura japonesa quanto para quem quer aprender. E embora a comunidade de descendentes seja pequena atualmente em Petrópolis, a cidade tem um papel importante na história da comunidade Nikkei no Brasil. Os registros históricos apontam que o Japão instalou em Petrópolis sua primeira delegação diplomática no Brasil, o que mostra que o contato entre os dois países ocorreu onze anos antes da chegada dos primeiros imigrantes japoneses, registrada em 1908.
O Bunka-Sai está incluído no calendário anual de eventos da cidade e é uma realização da Associação Nikkei de Petrópolis, em parceria com o Instituto Municipal de Cultura e apoiadores locais.
Programação cultural
A festa abre mais espaço para a cultura geek, com música de anime, cosplay, dublagem e conteúdo ao vivo nas redes. O ponto de encontro desse público será o concurso de cosplay, no sábado (16), às 21h. No formato de desfile, cada participante entra no palco, é apresentado, faz a pose diante do júri e tem um momento para fotos. A avaliação considera caracterização, construção do traje e interpretação.
A cosplayer Luisa Pacheco participa como jurada e conversa com o público no sábado, às 20h30, em um bate-papo sobre processos de criação, competição e bastidores de palco. Ela tem mais de dez anos de atuação e título nacional pela Liga Brasileira de Cosplay em 2025. O corpo de jurados contará ainda com dois nomes da cena cosplay: o cosmaker Lucas Azevedo e a atual campeã do concurso do ano passado, Amanda.
O prêmio para o primeiro colocado será um troféu mais um fim de semana em uma pousada, em Búzios, com café da manhã. O regulamento pode ser conferido neste link. Para participar, é preciso preencher o formulário.
No domingo (17), às 18h15, a banda Yukidama apresenta um repertório de temas que marcaram gerações de fãs de anime, de Cavaleiros do Zodíaco e Dragon Ball a títulos recentes como Jujutsu Kaisen e Demon Slayer.
Também no domingo, mais cedo, às 17h, o dublador Paulo Matosu participa de um bate papo com o público. Sua trajetória cruza internet, teatro e estúdio. Ele começou produzindo vídeos sobre anime, estudou artes cênicas e, há dois anos, atua profissionalmente na dublagem, com trabalhos em animes e séries como Haikyuu e Dr. Stone.
A condução do palco ficará com a Procrastinando TV, com Filipe Araujo e Lucas Azevedo. Eles apresentam as atrações, puxam brincadeiras e quizzes entre um número e outro, fazem entrevistas no palco e circulam pelo evento criando conteúdos com o público. A ideia é registrar bastidores e recortes do encontro para publicação nas redes, ampliando o alcance do Bunka-Sai.