Nesta semana, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) começou a fase de testes com controladores de velocidade móveis. O equipamento, também conhecido como “anjinho”, vai mostrar a velocidade que os veículos trafegam e vai ajudar na coleta de dados para planejamento de intervenções na mobilidade urbana.
“É uma ferramenta importante para fornecer dados técnicos que vão estruturar a tomada de decisão nas políticas de mobilidade urbana. Com as informações podemos definir a necessidade de instalação de equipamentos como lombada ou faixa elevada, ou se é preciso mudar a sinalização ou reduzir a velocidade limite”, pontou o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.
Nesta quinta-feira (21), um dos testes foi realizado na Avenida Barão do Rio Branco. O equipamento já estava posicionado em outras vias da cidade e seguirá em teste pelas próximas semanas. O controlador móvel capta pelos sensores a velocidade do veículo, que é mostrada em um painel, indicando se está dentro do limite permitido pela via.
“Esse equipamento móvel vai ser importante no dia a dia das operações do trânsito na cidade”, explicou o presidente da CPTrans, Luciano Moreira, lembrando que em 2021, a Companhia usou controladores de velocidade fixos, na Washington Luiz e no Bingen.