Nesta quinta-feira (28), o Museu Imperial recebe Bruno Tamancoldi para mais uma edição do projeto “Fale-me de Petrópolis”, que acontece às 14h30, na Biblioteca do Museu Imperial, com o tema “UCP: a chegada do Ensino Superior na Cidade Imperial”.
Fundada em maio de 1953, por iniciativa do então bispo diocesano Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, a Universidade Católica de Petrópolis teve o curso de Direito como o primeiro da instituição, instalado em 1954, em um imóvel no bairro Retiro. Em 1956, com a aquisição do prédio onde funcionou, durante muito tempo, um dos mais requintados hotéis da região – o Hotel Orleans, na Rua Barão do Amazonas – foi criada também a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e, mais tarde, a de Engenharia Industrial.
O “Fale-me de Petrópolis” está em sua 56ª edição e integra a missão do Museu Imperial de pesquisar e comunicar a memória e a história da cidade de Petrópolis.
O convidado Bruno Tamancoldi é licenciado em História, bacharel em Teologia, pós-graduado em Teologia Sistemática e mestre em Educação. Coordena a graduação em História na Universidade Católica de Petrópolis e leciona há mais de 20 anos no Ensino Superior e na Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.