Agenda cultural

Duo Santoro faz apresentação gratuita no Museu Imperial neste fim de semana

No dia 7 de setembro, o Duo Santoro apresenta o concerto “O compositor é vivo!” no Museu Imperial, às 11h. Os ingressos gratuitos poderão ser retirados na bilheteria a partir das 10h, no dia do concerto.

Os violoncelistas gêmeos Paulo e Ricardo Santoro vão apresentar um programa totalmente dedicado a músicas compostas por mulheres brasileiras vivas, incluindo duas estreias mundiais de compositoras pernambucanas. Para enriquecer a experiência do público, os músicos farão comentários detalhados sobre as obras, suas curiosidades e as histórias das compositoras. O concerto tem acessibilidade em Libras.

Para ampliar o alcance da música clássica contemporânea e dar ainda mais voz à atuação feminina na composição, o Duo Santoro produzirá um podcast especial. Mediado pelos músicos, o programa contará com a participação das compositoras Monique Aragão (fluminense) e Raquel Paz (pernambucana), e será veiculado nos canais do Duo Santoro no YouTube e no Spotify. Além disso, as partituras das duas músicas inéditas serão doadas ao portal “Musica Brasilis”, o maior acervo online de partituras de compositores brasileiros, garantindo acesso gratuito e universal a essas novas criações.

Contemplado pelo edital “Fluxos Fluminenses”, o projeto é patrocinado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.

Sobre o Duo Santoro

Desde a sua estreia em 1990 é o único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular, com alguns dos principais compositores brasileiros dedicando importantes obras ao Duo, tais como Edino Krieger, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Ernani Aguiar, Dimitri Cervo, Ricardo Tacuchian, Villani-Côrtes, Tim Rescala, André Mehmari etc. São Mestres pela UFRJ e pela UNIRIO, e pertencem aos quadros da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Sinfônica da UFRJ.

Nas comemorações de seus 20 anos, em 2010, se apresentaram em todo o Brasil e na República Dominicana, coroando o ano com um recital no Carnegie Hall de Nova York. Em 2013, lançaram seu primeiro CD, “Bem Brasileiro”, dedicado a compositores brasileiros do século XX e contemporâneos, e, em 2017, lançaram o segundo CD, “Paisagens Cariocas”, dedicado à música brasileira erudita e popular, sendo eleito um dos “10 álbuns imperdíveis de música erudita” pela Revista Bravo de São Paulo. Em 2018, se apresentaram no Teatro Real de Córdoba (Argentina) e gravaram o CD “Retratos de Brasil en Córdoba”, como solistas da Orquesta Académica del Teatro del Libertador, interpretando o concerto “Duplum” de João Guilherme Ripper, dedicado ao Duo Santoro.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).