Neste mês de setembro, o projeto Leiturinha do Teatro Imperial comemora um ano de atividades, consolidando-se como um importante polo de incentivo à literatura na infância e às artes cênicas em Petrópolis. A cada manhã de domingo, o palco do teatro se transforma em um universo de histórias com sessões de contação e leituras, mediadas por Chris Carvalho, levando de forma gratuita desde clássicos, como “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, até obras contemporâneas escritas por Karen Acioly, como “Experiência Yellow” e “A Excêntrica Família Silva”.
Criado pela Natureza Produções, o projeto nasceu com a missão de formar novos leitores e espectadores, mostrando que o teatro e a literatura podem ser uma experiência divertida e acessível para as crianças. “É gratificante ver o Leiturinha se consolidar como um projeto que aproxima as famílias dos livros e do teatro. A gente promove essa inter-relação do teatro com a literatura através da experiência imersiva das crianças nas contações em cima do palco com a Chris”, comentam os gestores do espaço cultural Sabrina Korgut e Paulo Lopez.
A atriz, professora de teatro e contadora de histórias no projeto, Chris Carvalho, reforça que além da parte teatral, há um processo pedagógico. Os pais são convidados a observar como cada leitura impacta os pequenos, assim como a contribuir para a escolha das próximas histórias. “Leiturinha é um presente que Sabrina e Paulo me deram. Eu me sinto muito feliz com esse primeiro ano. Para a família, o domingo é o momento de leitura com os filhos e de deixar de lado as telas dos celulares. Eles entendem que ler é uma parte primordial no crescimento da criançada e eles tocarem os livros e sentirem as páginas, faz toda diferença”, destaca.
Neste domingo (21), às 11h, o Leiturinha será com a obra “Pra frente é que se anda”, escrita por Flavio Valadares e Rodrigo Lobo, com ilustrações de Heitor Neto. Em seguida, o projeto fará uma pequena celebração de aniversário com as crianças e familiares presentes.