O Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC) da UNIFASE/FMP está com inscrições abertas para cursos de atualização.
Entre os cursos disponíveis está o “Curso Teórico-Prático de Rinoplastia”, voltado para cirurgiões bucomaxilofaciais, otorrinolaringologistas e cirurgiões plásticos. O treinamento será realizado de 25 a 27 de setembro, das 9h às 18h, com foco nas principais técnicas cirúrgicas da área.
Nos dias 3 e 4 de outubro, o CIPAC promove o curso “Abordagens e Procedimentos Cirúrgicos Craniomaxilofaciais em Cadáveres Frescos”, destinado a cirurgiões-dentistas, bucomaxilofaciais, médicos, cirurgiões plásticos de cabeça e pescoço e otorrinolaringologistas, além de residentes das referidas especialidades. Será ministrado também em horário integral, das 9h às 18h.
Já em novembro, acontece o curso “Diagnóstico e Controle da Osteoartrite Temporomandibular”, que terá início no dia 17 de novembro e seguirá até o dia 19 de novembro, com aulas práticas e teóricas entre 8h e 18h nos dois primeiros dias, e até 15h no último dia. O curso é voltado para cirurgiões-dentistas e especialistas em: DTM e Dor Orofacial, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.
As inscrições para os cursos estão disponíveis em: https://www.unifase-rj.
Parceria entre Brasil e Chile marca início de intercâmbio no CIPAC
O Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) recebeu os primeiros alunos e professores da Universidad del Desarrollo (UDD), do Chile, para um intercâmbio acadêmico no Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC). Foram dezoito estudantes e quatro docentes chilenos que participaram de uma imersão voltada ao aprendizado da técnica de guiagem por ultrassom para injeções intra-articulares na ATM, desenvolvida pela UNIFASE/FMP.
Esse primeiro grupo inaugurou uma nova fase de colaboração internacional que impacta diretamente na qualidade da formação acadêmica. A parceria firmada em abril, entre UNIFASE/FMP e UDD representou um marco na expansão do conhecimento e no intercâmbio acadêmico, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados e para o avanço das pesquisas científicas. A internacionalização se torna, assim, um pilar estratégico para a excelência no ensino superior, beneficiando estudantes, professores e a sociedade como um todo.
O acordo prevê cooperação acadêmica nas áreas de pesquisa, ensino e extensão, incluindo mobilidade estudantil e docente. Além do trabalho desenvolvido no CIPAC, a parceria deve se expandir para outras áreas da saúde, como odontologia, medicina do sono e otorrinolaringologia. A UDD é uma das principais instituições privadas do Chile, com tradição consolidada na formação em Medicina, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.