Agenda culturalAmbiente

Exposição fotográfica no Centro de Cultura denuncia impacto das queimadas em Secretário

Em 2024, as matas de Secretário foram devastadas pelo fogo, um episódio recorrente no período da seca e que ameaça a biodiversidade e a qualidade de vida da população local. Queimadas provocadas por práticas irresponsáveis – como queima de lixo, soltura de balões, pontas de cigarro ou até ações criminosas – deixam marcas profundas no meio ambiente e na comunidade.

Para retratar esse cenário e conscientizar a sociedade, jovens do Instituto Caminho da Roça, por meio do Projeto Olhar, idealizado e conduzido pelo fotojornalista Alaor Filho, registraram as consequências das queimadas em sua própria comunidade. O resultado é a mostra “Grito de Alerta”, em cartaz no Centro de Cultura Raul de Leoni.

O objetivo da exposição é reforçar que queimada é crime, ameaça vidas, destrói a fauna e a flora e coloca em risco as casas e a saúde das pessoas.

“O Instituto Caminho da Roça tem como propósito promover a sustentabilidade e a educação ambiental, e o Projeto Olhar é uma das formas de chamar atenção para os riscos das queimadas e da destruição da biodiversidade. Vivemos um momento em que o planeta grita por socorro com o aquecimento global. Patrimônios materiais e imateriais são destruídos por enchentes, secas e aumento do nível do mar. Precisamos buscar soluções e, sobretudo, difundir a importância da preservação nas escolas e comunidades, denunciando o desmatamento e as queimadas”, destaca Janice Caetano, presidente do Instituto Caminho da Roça.

A mostra integra a programação da Primavera de Museus em Petrópolis, organizada pelo Programa Nacional dos Comitês de Cultura do MinC/Governo Federal, com realização do Instituto Caminho da Roça, em parceria com o Instituto Municipal de Cultura (IMC).

Serviço

Local: Centro de Cultura Raul de Leoni – Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro

Visitação: até 27 de setembro de 2025

Horário: das 9h às 17h

Entrada gratuita.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).