Ainda sem data de reabertura, a instalação do ar condicionado no Theatro Dom Pedro, anunciada em junho, deve acontecer nos próximos dias, de acordo com a prefeitura. “O aparelho de ar condicionado já chegou e a prefeitura está finalizando as tratativas técnicas junto à Enel para fazer a instalação”, informou o município.
No início deste ano, quando as obras foram retomadas, a previsão era de que o espaço ficaria pronto em seis meses, mas a data foi prorrogada para a instalação do sistema de ar condicionado, “que não constava na época da contratação da reforma e, por isso, foi necessário realizar uma licitação específica para isso”, havia anunciado a prefeitura em junho deste ano.
Ainda de acordo com o município, a licitação para o sistema de ar condicionado foi realizada no fim de maio e a empresa teria 90 dias para fornecer e instalar um sistema de ar condicionado tipo Chiller e aparelhos tipo Split. “A revitalização do Theatro D. Pedro será finalizada poucos dias após a instalação do sistema de ar condicionado”, disseram na época.
O teatro está fechado para obras desde 2019. Após pouco avanço nas intervenções em quase quatro anos, em 2023, a prefeitura fez o distrato do contrato com a empresa que era responsável pela reforma e as obras foram retomadas em janeiro de 2025. Além da restauração, o teatro ganhou elevador acessível e o anexo, com salas para aulas de música e dança, foi totalmente reformado.
O Theatro Dom Pedro foi inaugurado em dois de janeiro de 1933. No ano de 1998, o prédio foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). A última reforma completa no espaço aconteceu em 2003.