Neste sábado (15), a Casa Stefan Zweig recebe o lançamento da HQ “O Sertão Coroado”, de Bernardo Vieira, seguido de bate-papo com o autor, às 14h30. Em seguida, o Cineclube exibe “Roberto Rossellini – Più de una vita”, às 16h30. A entrada é gratuita.
O livro de HQ “O Sertão Coroado” de Bernardo Vieira, é uma história sobre os índios Coroados, assim denominados pelos portugueses, e que foram os primeiros habitantes da região de Petrópolis. Lançado em formato digital em abril deste ano, a HQ ganhou versão impressa pela Sisko Editora e tem recebido ótimas avaliações da crítica especializada, além de promover a história de nossa região. O lançamento da primeira reimpressão da HQ terá uma mesa de bate-papo com o autor, que também é professor de Desenho do curso de Arquitetura e Urbanismo da UERJ.
“O Sertão Coroado “é uma história em quadrinhos que narra a relação entre José Rodrigues da Cruz, fazendeiro da região de Paty do Alferes, no interior do Rio de Janeiro, e uma aldeia indígena da etnia Puri. Baseada em uma história real, que se passa entre os anos de 1790 a 1800, essa foi uma das primeiras iniciativas de contato entre os colonizadores brancos e os nativos no interior do estado. Dessa relação, criou-se o aldeamento que viria a se tornar a cidade de Valença. A narrativa tem como pano de fundo a descoberta e aprisionamento dos principais articuladores da Inconfidência Mineira. Por outro lado, os nativos, que sofrem com a violência por parte dos colonizadores portugueses, desejam uma aliança amistosa que garanta o seu futuro. Porém essa relação vai se mostrar bastante turbulenta.
“Retratando diversos períodos e grupos relevantes para a formação sociocultural da nossa região, mas principalmente, o conturbado e violento passado colonial brasileiro, espero ter contribuído para documentar as relações que essas comunidades mantiveram com seus respectivos espaços, dando uma perspectiva histórica e antropológica destes locais. Adaptar para a linguagem da HQ fatos e personagens históricos contribui para tornar acessível narrativas que, de outra forma, poderiam ficar restritas apenas no meio acadêmico”, comenta Bernardo Vieira.
A HQ é fruto de uma pesquisa de mais de três anos de Bernardo, que também é autor dos desenhos e textos, com posfácio de Marcelo Sant’Ana Lemos, revisão de Cassiana Lima Cardoso e produção de Lilia Monteiro e teve o patrocínio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio do Fundo Municipal de Cultura para a sua versão digital.
Sobre o autor
Bernardo Vieira é arquiteto e urbanista formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e possui mestrado (2006) e doutorado (2018) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ/FAU/UFRJ). Atualmente é professor Adjunto no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DAU/ESDI/UERJ), onde leciona as disciplinas de Desenho à Mão Livre. É autor do livro “A comunhão das artes da arquitetura: as residências de Arthur Arcuri” (2017), pela Funalfa e Editora UFJF e do quadrinho Missing Persons (2021) pela editora inglesa Markosia Enterprises.
Serviço
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 34 – Valparaíso
Data: 15 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 14h30
Entrada franca.



