No dia 3 de dezembro, o Museu Imperial dará início às atrações especiais em homenagem ao Bicentenário de nascimento de Dom Pedro II, oferecendo ao público novas experiências dedicadas à memória e à trajetória do imperador.
Será aberta ao público a nova exposição “Fale-me de Pedro – nas minúcias da memória”, que apresenta momentos da vida de Dom Pedro II, da infância à morte, e a construção de sua imagem nos lugares de memória, especialmente em Petrópolis. Com objetos, documentos e materiais inéditos, a mostra oferece um panorama ampliado sobre a trajetória do imperador, incluindo cadernetas de viagem restauradas neste ano e outros itens pessoais que integram o percurso expositivo.
Também a partir do dia 3 de dezembro, a Sala do Traje Majestático estará disponível para visitação apresentando o conjunto utilizado por Dom Pedro II na cerimônia de coroação, realizada no Rio de Janeiro em 1841, e posteriormente em eventos oficiais ao longo dos 48 anos de seu reinado. O traje passou por um criterioso processo de conservação antes de ser devolvido ao público e integra um novo espaço expositivo. A Sala do Traje Majestático foi cuidadosamente estruturada para valorizar a história e os detalhes de cada peça.
A partir de 4 de dezembro, o tradicional espetáculo “Som e Luz” retorna com apresentações regulares às quintas, sextas e sábados. A experiência transporta os visitantes para o Segundo Reinado por meio de narrativa envolvente, iluminação cenográfica e trilha sonora, proporcionando uma imersão na história. A retomada da atração conta com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura de Petrópolis, através do Instituto Municipal de Cultura, e da Enel Brasil.



