Na última sexta-feira (03), a Coordenadoria de Epidemiologia divulgou que, de janeiro a abril deste ano, foram confirmados 138 casos de dengue em Petrópolis, sendo que, desse total, 77 pessoas disseram ter viajado para áreas endêmicas.
Apesar do aumento do número de casos, a Coordenadoria informou que a cidade não se encontra em epidemia de dengue. O índice de infestação do município, de 2,2, é considerado de alerta.
Para evitar o foco do mosquito é importante que a população continue verificando o armazenamento de água, o acondicionamento do lixo e a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água.
Caso a pessoa sinta febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos, primeiros sintomas da dengue, a recomendação é que procure o serviço de saúde mais próximo de sua residência. É fundamental não tomar remédio por conta própria – pois isso pode mascarar sintomas e dificultar o diagnóstico –, devendo ainda estar alerta para sinais de agravamento, como vômitos e dores abdominais.