Cidade

Calendário de vacinação infantil inclui vacinas contra pneumonia e meningite

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações, incluiu no calendário básico de vacinação da criança a vacina pneumocócica 10-valente (conjugada) e a meningocócica C (conjugada). Os postos de vacinação de Petrópolis estão disponibilizando para a população infantil as vacinas contra pneumonia e meningite em suas formas mais agudas. Foram levados em conta alguns aspectos para avaliar a introdução das vacinas, como os critérios imunológicos, tecnológicos e de custo-efetividade.

No primeiro ano de implantação a vacinação com a pneumoccoccus terá um esquema especial e será destinada a criança menor de dois anos, a partir dos dois meses de idade, contemplando aproximadamente seis milhões de crianças em todo país. A partir do segundo ano a vacina passa a incorporar a rotina dos serviços para crianças na faixa etária entre dois a seis meses de idade.

A vacina meningocócica C (conjugada) está sendo implantada com o objetivo de proteger a população de um dos tipos mais letais de meningite, e fará parte da rotina contida no calendário de vacinação da criança na faixa etária de menores de um ano de idade. No ano de introdução a vacina será disponibilizada para as crianças menores de dois anos de idade (um ano, 11 meses e 29 dias). A opção em implantar esta vacina é baseada na alta prevalência da doença pelo sorogrupo C no Brasil.

A inclusão da vacina pneumocócica 10-valente (conjugada) é um grande avanço para a saúde pública brasileira, uma vez que protegerá as crianças menores de dois anos de idade contra doenças causadas por Streptococcus pneumoniae sorotipos 1, 4, 5, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19F e 23F. A decisão de introduzir esta vacina ocorreu graças ao acordo de transferência de tecnologia para o Laboratório Nacional Fiocruz, o que viabilizará a sustentabilidade da vacinação no país.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).