Nesta última quarta-feira (25), teve início a “1ª Oficina Estadual: cuidando de adolescentes na Rede Cegonha: orientações básicas para a saúde sexual e a saúde reprodutiva”, que está sendo realizada em Petrópolis e conta com a participação de todos os municípios do estado.
“O objetivo dessa oficina é sensibilizar os profissionais no contato com o adolescente, visando o seu acesso na rede como forma de garantir uma continuidade no tratamento de saúde”, disse o coordenador estadual da área técnica da mulher, da criança, do adolescente e do aleitamento materno, Egberto Nogueira.
Mais de 150 pessoas estão participando do evento que está sendo realizado na Pousada Caminho Real, em Araras. Durante a oficina, a coordenadora de programas da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Jacques, vai apresentar a Caderneta do Adolescente – projeto piloto que está sendo realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Mais de 200 alunos do oitavo ano do ensino fundamental de quatro escolas da rede municipal – Stefan Zweig, Jamil Sabrá, Johann Noel e Rosemira Cavalcanti – estão participando do projeto que consiste na promoção de saúde do adolescente dentro do ambiente escolar. “O ponto mais interessante do programa é que ele é multidisciplinar. Os professores foram capacitados para trabalhar a caderneta dentro da sala de aula”, destacou Adriana. A palestra da coordenadora de programas acontece nesta quinta-feira (26), às 13 horas.
Confira a programação do evento:
8h30 às 9h50 – Grupo de Trabalho (elaboração do plano de ação)
10h às 11h30 – Mesa Redonda “Direito a Saúde: acolhimento, ética e aspectos legais” – coordenador do Programa da Saúde do Homem; representante da Secretaria de Estado de Saúde; advogada representante da UFRJ
11h30 às 13 horas – almoço
13 horas às 14 horas – Experiências na atenção a saúde sexual e saúde reprodutiva (Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis e Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda)
14h às 15h30 – apresentação dos planos de ação
15h30 – Dinâmica de encerramento