A partir da próxima terça-eira (29) até o dia 2 de novembro, os interessados em escrever para teatro poderão participar da oficina de dramaturgia “Escrever a Cena” que faz parte do5° Circuito Estadual das Artes, que acontece no Teatro Afonso Arinos oferece. Na segunda parte do projeto, os interessados vão participar da leitura dramatizada dos textos criados durante a oficina, em evento aberto ao público e gratuito.
Ministrada por Márcia Zanelatto, dramaturga e coordenadora do Núcleo de Roteiro e Dramaturgia da Casa das Artes de Laranjeiras e do Programa SBAT de Dramaturgia, e pelos diretores Ivan Sugahara e Renato Carrera, a oficina é dividida em teoria e prática. Serão desenvolvidos dois esquetes, um de drama e outro de comédia, onde os participantes vão poder ver como se aplicam as técnicas de escrita. Também será realizado um workshop sobre criação coletiva de texto, e outro sobre como dirigir as duas peças criadas pelos alunos.
A dramaturgia é a arte de compor textos destinados à representação feita por atores, toda ação em cena depende do conflito e da maneira como os personagens agem para atingir seus objetivos na trama. O dramaturgo pode atuar na tragédia, na comédia e até mesmo no gênero musical. Há 20 anos escrevendo para teatro, Marcia Zanelatto se envolveu com a formação de novos dramaturgos.
De acordo com a autora Marcia Zanelatto é preciso divulgar esse tipo de trabalho, do ficcionista do teatro. “Queremos ajudar as pessoas a contarem suas próprias histórias em cena, a encontrarem suas próprias linguagens e teatralidade. Esse é o assunto: a criação”, afirma. Outro ponto forte da oficina é o espaço dedicado ao intercâmbio com as companhias teatrais de Petrópolis interessadas em compartilhar e trocar ideias acerca de seus processos criativos.
O processo de intercâmbio/residência tem duração de 15 horas, divididas em análise e debate sobre uma ou mais peças já criadas anteriormente pelo grupo ou pelo seu autor, workshop de criação de cenas com autores e workshop de criação coletiva de cena, envolvendo autor, diretor e atores. Cada um desses temas será tratado num encontro de 3 horas de trabalho, num total de cinco dias. Ao final, será realizada uma leitura pública com as cenas escritas durante a residência. O público será convidado a conhecer o processo de trabalho.
Para a Oficina de Dramaturgia – Escrever a Cena estão abertas 50 vagas, sendo 25 delas vagas práticas e 25 vagas para alunos ouvintes. Já para a Residência, junto com a Cia Língua de Trapo, é necessário constituir um grupo profissional. Os interessados devem entrar em contato através do e-mail escreveracena@gmail.com ou (21) 9257-6832, para obter mais informações, bem como para fazer as inscrições.