Nesta terça-feira (29), o auditório da Associação de Empresários e Amigos da Rua Teresa (Arte) recebe gestores de esportes de Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim para participarem do Seminário de Abertura da Capacitação, promovido pelo Programa Lidera Rio nos Esportes, das 9h30 às 12h.
Serão realizadas duas palestras: a professora Andréia Acioli falará sobre as vocações esportivas da região, identificadas no Caderno de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, produzido pela UERJ; e o professor da FGV, Lucio Macedo abordará o impacto econômico do esporte na economia do País e as oportunidades para o estado.
Na parte da tarde, terão início as oficinas técnicas, direcionadas aos gestores públicos e técnicos da administração direta das empresas públicas, fundações e autarquias municipais responsáveis por planejar e executar ações que incentivem a prática de esportes. Nesta etapa, que se encerra às 17h do dia 30/10, serão ministradas palestras e capacitação sobre captação de recursos, Lei Pelé, Lei de Incentivo ao Esporte e execução de projetos esportivos.
O programa do Sebrae-RJ, lançado no final de agosto na Alerj, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer e do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, tem como objetivo capacitar os municípios fluminenses a captarem recursos para desenvolver projetos esportivos e aproveitar as oportunidades de negócios geradas pelos megaeventos esportivos que estão na agenda fluminense (Copa do Mundo e Olimpíadas). “Queremos construir um legado para o estado do Rio. A capital vai recepcionar estes megaeventos, mas a Região Serrana pode se beneficiar principalmente do fluxo de turistas e do debate em torno da importância da prática esportiva para a saúde”, explica o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Paulo Melo.