No próximo final de semana, mais 30 comunidade da cidade passarão a contar com Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs). Hoje já são mais de 300 voluntários em 33 Nudecs, que atuam como um elo entre as comunidades e a Defesa Civil, agindo na prevenção de desastres naturais e no primeiro atendimento no caso de fortes chuvas. Os interessados em se tornar voluntários da Defesa Civil podem se inscrever pelo telefone 2246-9163 ou pelo e-mail nudecpetropolis@gmail.com até a próxima sexta-feira (29). As aulas serão no sábado (30), de 9h às 16h, e no domingo (1/12), de 9h às 12h.
Serão formados Nudecs em 30 comunidades: Boa Esperança, Vale do Cuiabá, Madame Machado, Gentio, Benfica, Estrada das Arcas, Montese, Florido, Estrada da Saudade, Boa Vista, Itamarati, Quissamã, Cascatinha, Floresta, Bairro Esperança, Bela Vista, Alto da Derrubada, Comunidade São Francisco de Assis, Moinho Preto, Caxambu, Vale do Carangola, Vila Manzini, São Geraldo, Fazenda Inglesa, Rocio, Max Manoel Molter, Atílio Marotti, João de Deus, Siméria e Presidente Sodré.
Nas comunidades onde não houver 30 inscrições, não haverá Nudecs. A criação dos 30 núcleos será dividida em dez endereços. A listagem está disponível no site da Defesa Civil e no Facebook (Defesa Civil de Petrópolis).
A capacitação desses agentes é mais uma medida para preparar a cidade para as chuvas de verão. A meta de criar 50 Nudecs até o fim do ano deverá ser superada já neste fim de semana, chegando a mais de 60 núcleos formados. A formação é contínua, e a intenção da Defesa Civil é capacitar cada vez mais voluntários nos Nudecs já criados.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Rafael Simão, lembra que poder público e a sociedade devem caminhar juntos para que Petrópolis não sofra mais com tragédias das chuvas.
“Sabemos o esforço que é para o morador de uma comunidade deixar de passar o sábado e o domingo com a família. Mas sabemos também que, no dia em que esse voluntário da Defesa Civil salvar uma pessoa, ele verá que esse curso de capacitação valeu a pena, valeu todo o esforço”, disse o secretário Simão.