A cooperação entre a Faculty of Life Sciences (FLS), da Universidade de Manchester, e o Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC/MCTI visa a intensificação e ampliação das atividades de pesquisa entre as duas instituições, contemplando o desenvolvimento de pesquisas em áreas de interesse comum e a formação conjunta de recursos humanos. A longo prazo o acordo objetiva estabelecer um programa de pós-graduação.
Essa parceria , além de estreitar os laços entre pesquisadores, professores e alunos de ambas instituições, deverá ser ampliada para outras instituições brasileiras de ensino e pesquisa que utilizem modelagem matemático-computacional na investigação de questões científicas em fenômenos da vida.
Com ênfase na formação de recursos humanos altamente qualificados e na aplicação de Modelos e Métodos Matemático-Computacionais para a solução de problemas científicos e tecnológicos, o Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC/MCTI promove e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento nos diversos campos da Computação Científica.
A Faculty of Life Sciences (FLS), da Universidade de Manchester, é uma das mais importantes do Reino Unido, possuindo grande tradição e projeção internacional. Suas diretrizes objetivam a pluralidade científica e o intercâmbio de ideias e métodos entre disciplinas. A FLS tem um programa em pesquisas laboratoriais e de campo na área biológica e um grupo de excelência em Biologia Computacional e Evolutiva calcado em observações. Tem mais de 200 organizações parceiras em todo o mundo, que incluem empresas farmacêuticas e de biotecnologia, hospitais e institutos de pesquisa.
A colaboração entre o LNCC/MCTI e a FLS oferece oportunidades únicas para a atuação complementar de pesquisadores, professores e alunos, numa verdadeira cooperação científica que abarca pesquisa, teoria, técnicas observacionais, desenvolvimento, e tecnologia; promovendo a modelagem computacional como instrumento para a compreensão de fenômenos da vida. A aplicação de pesquisa de ponta na inovação, e tecnologia, bem como a formação de recursos humanos interdisciplinarmente qualificados em áreas estratégicas, tais como as Ciências da Vida, são primordiais no atual estágio de desenvolvimento da Ciência.