Para facilitar a realização do exame de mamografia nas mulheres que moram em áreas de difícil acesso, o prefeito Rubens Bomtempo enviou esta semana ao secretário de Estado de Saúde, Marcos Esner Musafir, um ofício solicitando a vinda do mamógrafo móvel para o município. A assinatura do documento aconteceu nesta última terça-feira (11) durante as comemorações da Semana da Mulher, promovida pela Prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim).
Desde abril de 2013, quando foi inaugurado o serviço de mamografia no HAC, o número de exames realizados no município vem crescendo a cada mês. Entre abril e dezembro do ano passado foram realizadas 761 mamografias no HAC. Por mês, o hospital tem capacidade para realizar até 400 exames.
A rede municipal está pronta, hoje, para a realização de 1.300 mamografias. Os exames podem ser feitos, além do HAC, em duas clínicas conveniadas. Em janeiro deste ano foram realizadas mais de 800 mamografias. A meta para 2014 é ofertar 14 mil exames.
Bomtempo também citou o abaixo-assinado promovido pelo Comdim contra a Portaria nº 1.253 do Ministério da Saúde (MS), que reduz o acesso das mulheres ao exame de mamografia. “Este movimento iniciado pelo Comdim mostra que o conselho é atuante e que luta pelos direitos da mulher”, frisou. O documento já conta com mais de quatro mil assinaturas e tem como objetivo rever a portaria ministerial.