Cidade

Plano de contingência para o período de chuvas

Foto: Divulgação

Na tarde da última quarta-feira (22) foi realizada uma reunião do Comitê de Ações Emergenciais, com a participação do prefeito Paulo Mustrangi, que assinou o Plano de Contingência apresentado pelo presidente do comitê, o secretário Luis Eduardo Peixoto. Durante a reunião também foram discutidas as ações preventivas que estão sendo realizadas em toda a cidade, em parceria com os demais membros integrantes do comitê, como Águas do Imperador, Ampla, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Oi, Concer, entre outros.

A reunião teve o objetivo de avaliar todo o trabalho realizado ao longo do ano na área de prevenção e divulgação do Plano de Contingência para este período de chuvas. “Estamos constatando que os trabalhos realizados no sentido de prevenir os desastres têm surtido efeito, como limpeza de bueiros, orientações à população sobre não jogar lixo ou entulho nos rios ou encostas, o trabalho de dragagem dos rios. Além da fiscalização em construções em áreas de risco. Todas estas ações garantem mais segurança à população neste período de chuvas” declarou o prefeito.

O presidente do Comitê de Ações Emergenciais explicou que o Plano de Contingência visa deixar à disposição todo o serviço que poderá auxiliar no socorro em momentos de emergência. “No plano, cada uma das secretarias de governo envolvidas e as concessionárias disponibilizam seus meios de contato e o que será deixado à disposição da população para o momento do socorro, caso seja necessário”, explicou Luis Eduardo Peixoto, que acrescentou que nesta época de fim de ano equipes estarão de prontidão 24h para qualquer situação de emergência.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Coronel Francisco de Paula, com o trabalho sendo realizado em conjunto com todos os órgãos responsáveis é possível ter agilidade. “Podemos chegar a quaisquer emergências com mais facilidade e prestar o socorro mais rápido com a cooperação de todos, inclusive da população”, declarou.

Na reunião também foi apresentada a nova integrante do Comitê de Ações Emergenciais, a Rede de Operações de Emergência de Radioamadores, a ROER de Petrópolis, que tem como objetivo proporcionar agilidade à comunicação utilizando a ação de radioamadores, quando não houver nenhum outro meio de comunicação disponível.

Imóvel é interditado no bairro Boa Vista

O presidente do Comitê de Ações Emergenciais, Luis Eduardo Peixoto, fiscais de obras particulares da Secretaria de Planejamento e homens do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal, participaram de uma ação que objetivou a interdição de um imóvel e o respectivo terreno na Estrada do Cascatinha (Volta da Curuba), na última quarta-feira (22). De acordo com a Ascom, o proprietário já havia sido notificado anteriormente em outras quatro oportunidades.

No terreno uma barreira cedeu com as recentes intervenções (realizadas sem especificações técnicas), fato que colocou em risco a via que passa acima da propriedade. Um dos fiscais da Secretaria de Planejamento intimou o dono a construir um talude de sustentação no terreno, interditou o imóvel e aplicou uma multa no valor de R$ 2 mil. O dono pode recorrer com a apresentação do projeto da construção do muro de contenção e das reformas necessárias do imóvel, que pelo atual estado, corre risco de desabamento.

Homens do GPA interditaram o imóvel e todos os autos de infração foram expedidos pela fiscalização para o proprietário. As denúncias sobre construções irregulares em áreas de risco ou preservação ambiental, além dos maus tratos a animais, podem ser feitas pelo telefone da secretaria de Meio Ambiente: (24) 2243- 8963.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).