Os amantes de cinema terão a chance de assistir a filmes que são difíceis de ter acesso com o Cine Clube CEAC (Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano). Os filmes exibidos são organizados em ciclos temáticos, focando um assunto, um movimento artístico ou um diretor, visando permitir à audiência a construção de uma visão de conjunto sobre o tema tratado.
Nas segundas-feiras às 19h30, tem o Cine Clube Francês e após cada sessão há um debate coordenado pela professora Marília Dantas para discutir o filme e suas interpretações, além de dar informações sobre sua importância histórica e seu diretor. Tudo isso acompanhado de uma degustação de vinho pelo preço de R$ 15,00.
Todas as quartas, quintas e sextas-feiras, em duas sessões, às 16h e às 19h, são exibidos filmes vindos de todos os cantos do Mundo, com o intuito de trazer ao espectador um caleidoscópio da vasta temática levada ao cinema pelas mais diversas culturas. A entrada é de R$ 6,00 para os não-sócios.
Abaixo segue a programação:
Cinema Francês
10/01
36, QUAI DES ORFÈVRES
(36, Quai des Orfévres, Olivier Marshall, França, 2004)
Paris. Por quase 18 meses um grupo de assaltantes provocou 9 mortes e roubou quase 2 milhões de euros O diretor de polícia, Robert Mancini foi perfeitamente claro com seus dois tenentes mais diretos, Léo Vrinks, chefe da BRI, (Daniel Auteuil) e Denis Klein, chefe da BRB (Gérard Depardieu): aquele que conseguir derrotar a gang o substituirá no posto de grande chefe do 36. A luta está começando entre os dois grandes policiais, antes amigos, hoje separados: suas vidas, seus métodos, suas equipes e uma mulher…
17/01
LES ÂMES GRISES
(AS ALMAS CINZAS, Yves Angelo, França, 2005)
Adaptação do romance de Philippe Claudel, As Almas Cinzas, de Yves Angelo formam um universo que nos imerge na escuridão de seres, eles mesmos rodeados por todos os atos de violência e da loucura da Primeira Guerra Mundial. A partir de uma trama essencialmente policial, o diretor ilustra a tênue fronteira que existe entre intenção e ato, entre inocência e culpa.
24/01
VERS LE SUD
(PARA O SUL, Laurent Cantet, França, 2005)
Laurent Cantet, que nos tem trazido interessantíssimos filmes dos quais se destacam o premiadíssimo Entre Les Murs, trouxe-nos, em 2005, este Vers Le Sud, que é um cativante drama que nos mostra algumas mulheres de meia idade na procura de refúgio e aventura em Port-du-Prince, capital do Haiti, nos anos 70. A paixão de duas delas por Legba, um adolescente local, trará à tona uma série de sentimentos e memórias escondidos por uma sociedade e por determinadas “regras” que com eles não pactuam. Charlotte Rampling e Karen Young são soberbas e a realização de Cantet ganha muito ao colocar estes personagens na primeira pessoa, conseguindo uma ligação imediata entre espectador e personagem. Clandestino, marginal, absorvente. Um belo filme.
31/01
BOUQUET FINAL
(BOUQUET FINAL, Michel Delgado, França, 2008)
Desiludido por ter perdido um grande trabalho como músico, Gabriel (Marc-André Grondin) decidiu mudar de profissão, começando uma corrida por um emprego. Foi então, recrutado como diretor comercial de Paris, de uma grande empresa funerária americana. Gabriel teve que fazer um estágio prático, ao lado de Gervais Bron (Didier Bourdon), quinze anos trabalhando nesse negócio. No estágio, ele passa por situações engraçadíssimas, enquanto prepara os funerais. Ele conseguiu esconder seu novo emprego dos seus pais e de sua namorada, Claire, que viam nele um grande músico, até que vendeu um funeral a preço de ouro à um velho senhor, que era nada menos, que o avô de Claire (Gérard Depardieu), que ele não conhecia….
Cine Clube Documentário
BBC – IINSIDE THE MEDIEVAL MIND
Uma das maiores autoridades mundiais em Idade Média, o Prof. Robert Bartlett, da Universidade de St Andrew, investiga o cenário intelectual do mundo medieval. Série em 4 episódios: Conhecimento, Sexo, Crença e Poder.
05/01
INSIDE THE MEDIEVAL MIND – KNOWLEDGE
POR DENTRO DA MENTE MEDIEVAL – CONHECIMENTO
Neste primeiro episódio, Conhecimento, o Prof. Robert Bartlett explora a forma através da qual o homem medieval compreendia o mundo – um lugar misterioso, até encantado. O mundo era um livro escrito por Deus. Mas, à medida que a Idade Média chegava ao fim, ele se tornava um lugar para ser dominado e explorado.
12/01
INSIDE THE MEDIEVAL MIND – SEX
POR DENTRO DA MENTE MEDIEVAL – SEXO
Bartlett revela provas extraordinárias da complexa paixão do homem medieval. A Igreja pregava o ódio por tudo que era carnal, promovia o culto à virgindade e condenava a mulher como a pecaminosa herdeira de Eva. Contudo, esse foi o período no qual surgiu a ideia do amor romântico.
19/01
INSIDE THE MEDIEVAL MIND – BELIEF
POR DENTRO DA MENTE MEDIEVAL – CRENÇA
Nossos antepassados acreditavam que dividíamos o mundo com os mortos e que anjos e demônios lutavam pelo controle das almas humanas. À medida que o poder da Igreja sobre nossas crenças aumentou, homens e mulheres foram levados a tribunais eclesiásticos e muitos foram mortos em nome de Deus.
26/01
INSIDE THE MEDIEVAL MIND – POWER
POR DENTRO DA MENTE MEDIEVAL – PODER
Bartlett expõe a estrutura brutal do sistema de classes medieval, onde a desigualdade fazia parte da ordem natural, a vida dos servos era um pouco melhor que a de um animal e o código da cavalaria era mais de solidariedade de casta do que moral. Mas uma revolução social iria transformar as relações entre aqueles com poder absoluto e aqueles sem nenhum.
Cine Clube Biografias
06/01
VAN GOGH (1991)
(VAN GOGH, MAURICE PIALAT, FRANÇA, 1991)
Cinebiografia do pintor holandês Vincent Van Gogh, comtemporâneo do impressionismo francês. Apesar da breve vida conturbada por momentos de loucura, deixou uma das obras mais significativas das artes plásticas. Na primavera de 1890, Vincent (Jacques Dutronc) muda-se para perto de Paris sob os cuidados do Dr Gachet (Alexandre London). Menos de 70 dias depois, ele comete suicídio.
13/01
CAMILLE CLAUDEL
(CAMILLE CLAUDEL, BRUNO NUYTTEN , FRANÇA, 1988)
Em Paris, em 1885, a jovem escultora Camille Claudel (Isabelle Adjani) entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin (Gérard Depardieu). Quando ela se transforma em amante do mestre (que já era casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicômio.
20/01
CALLAS FOREVER
(CALLAS FOREVER, FRANCO ZEFFIRELLI , FRANÇA/ITALIA, 2002)
Aos 53 anos Maria Callas (Fanny Ardant) vive reclusa em seu apartamento, em nada lembrando a grande cantora que encantou público e crítica no passado. Após grande insistência, seu amigo Larry Kelly (Jeremy Irons) consegue vê-la. Achando-a muito abatida, Larry faz a Callas um convite inusitado: que seja a estrela de um especial para a TV, interpretando uma de suas famosas peças. Por causa do desgaste de sua voz atual Larry quer que Callas seja dublada no especial, o que faz com a cantora revisite sua carreira em busca do trabalho ideal para seu retorno.
27/01
CHAPLIN
(CHAPLIN, RICHARD ATTENBOROUGH, EUA, 1992)
A vida de um dos maiores gênios do cinema é retratada desde a sua infância pobre até o recebimento de um Oscar Especial. O filme foca também suas várias ligações amorosas e os problemas de ordem política, que o levaram a ser expulso dos Estados Unidos. Elenco: Robert Downey Jr. e Geraldine Chaplin
Vale a pena ver de novo
07/01
UNA GIORNATA PARTICOLARE
(UM DIA MUITO ESPECIAL, ETTORE SCOLA, ITALIA, 1977)
A bela Antonietta (Sophia Loren), uma dona de casa negligenciada pelo marido fascista, e o radialista Gabrielle (Marcello Mastroianni), um homossexual depressivo, conhecem-se na primavera de 1938 exatamente no dia em que Roma celebra a visita de Adolf Hitler a Benito Mussolini. O estranho casal vive uma intensa relação humana que, apesar dos dramas e esperanças compartilhados, não altera em nada o rumo de suas vidas. Com um elenco primoroso, ressaltado pela química entre o casal de protagonistas, UM DIA MUITO ESPECIAL recebeu os prêmios César e Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro e foi indicado na mesma categoria para o Oscar®, rendendo também a Marcello Mastroianni sua segunda indicação da Academia.
14/01
ELSA Y FRED
(ELSA E FRED – UM AMOR DE PAIXÃO, MARCOS CARNEVALE, ESPANHA / ARGENTINA, 2005)
Fred (Manuel Alexandre) tem mais de 80 anos e descobre que está doente. Quando ele conhece uma nova vizinha, a espivetada Elsa (China Zorrilla) – também na casa dos 80 anos -, descobre que nunca é tarde para realizar sonhos e viver novas experiências.
21/01
PANI E TULIPANE
(PÃO E TULIPAS, SILVIO SOLDINI, ITÁLIA/SUIÇA, 2000)
Na literatura, no cinema e algumas vezes na vida real, vai-se a Veneza para morrer. Rosalba (Licia Maglietta), a personagem de Pão e Tulipas, decidiu contrariar um mito perpetrado por anônimos e grandes personalidades e escolheu a cidade italiana para voltar a viver. Ela é a dona de casa que esquecida na estrada pela familia em férias decide trocar marido e filhos por uma aventura de reencontro, com direito a romance e fantasia.
28/01
UN HOMME ET UNE FEMME
(UM HOMEM, UMA MULHER, CLAUDE LELOUCH, FRANÇA, 1966)
Um Homem, Uma Mulher despertou os olhares do mundo para a obra do premiado diretor Claude Lelouch. Vencedor dos Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Roteiro Original, além da Palma de Ouro em Cannes, o filme faz uso de uma fotografia belíssima, e da música dos brasileiros Vinícius de Moraes e Baden Powell, para mostrar o despertar do amor entre um solitário convicto e uma mulher precocemente viúva. Ele, um piloto de corridas de automóveis (Jean-Louis Trintignant); ela, roteirista de cinema (Anouk Aimée), tentam conduzir um relacionamento sincero e bem humorado em meio às insistentes demandas familiares e profissionais. Uma linda história de amor à francesa que conquistou o mundo, mas que poderia muito bem acontecer com você.
Local: CEAC -CENTRO DE ESTUDOS SOBRE O ATUAL E O COTIDIANO
Rua: Visconde do Uruguai, 344 – Valparaíso (próximo ao Hospital Beneficência Portuguesa)
Para mais informações, acesse: www.ceac-petropolis.com