Em 2010, o Museu Imperial alcançou o recorde de público dos últimos tempos, recebendo 331.347 visitantes ao longo do ano. O número contabiliza grupos escolares e o público dos eventos Um Sarau Imperial e Som e Luz.
“O número recorde é um reflexo da comunicação do Museu Imperial com seu público. Seja no âmbito local, com as medidas de aproximação com os moradores da cidade de Petrópolis, seja no âmbito nacional, com o intenso fluxo de visitação ao portal do Museu e participação nas redes sociais, além da fidelização de clientes que se apropriam, cada vez mais, das programações da Semana dos Museus, da Primavera dos Museus, do BunkaSai, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e outras ações sazonais já conhecidas do público local, regional e nacional”, afirma o diretor do Museu, Maurício Vicente Ferreira Júnior.
Entre os visitantes, mais de 70 mil eram integrantes de grupos escolares, o que demonstra uma crescente valorização do Museu como fonte de conhecimento. As visitas guiadas por monitores capacitados pelo Setor de Educação para lidar com esse público específico, facilita a compreensão das pessoas que querem aprender um pouco mais sobre a família imperial. Além disso, são realizadas atividades educativas com as crianças e adolescentes, que tem como objetivo levá-los a um processo ativo de conhecimento crítico, apropriação consciente e valorização da história nacional.
Já os projetos Um Sarau Imperial e Som e Luz, foram responsáveis por 2.525 e 24.442 visitantes, respectivamente. Os eventos são meios de transmitir um pouco da história de Petrópolis e do Brasil para o público de uma forma dinâmica e interativa. O Sarau proporciona a vivência de uma atividade de lazer comum no século XIX, com músicas da época e diálogos baseados no acervo documental do Museu. No Som e Luz, com os efeitos de iluminação e sonorização para falar sobre a vida da família imperial e os acontecimentos políticos, econômicos e sociais do século XIX, os espectadores tem a oportunidade de vivenciar um pouco dos momentos da família real que construiu a história da nossa cidade.