Cidade

Vacinação contra a febre aftosa vai até o dia 31

A vacinação obrigatória contra Febre Aftosa vai até o dia 31. Criadores de gado do município devem ficar atentos, pois nesta
etapa da campanha, que teve início neste mês, serão vacinados todos os bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. O Núcleo de Defesa Agropecuária, ligado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção informa que a vacina é vendida apenas em lojas autorizadas e somente durante este período. Em Petrópolis, o produto está disponível na Porteira Agropecuária, em Secretário.

Para adquirir as doses necessárias para vacinar todo o rebanho, o produtor deve se dirigir à loja onde receberá no ato da compra a declaração de vacinação em branco, que deverá ser preenchida e levada ao Núcleo de Defesa Agropecuária do município, juntamente com a Nota Fiscal de compra.

O prazo para a entrega é até cinco dias úteis após o final da campanha. “Sem estar vacinado, o animal não poderá ser comercializado nem transportado, pois o criador será impedido de retirar o gado da propriedade, não podendo emitir GTA (Guia de Trânsito Animal)”, explica o secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção.

Segundo a chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária, Astrid Mattheis, a febre aftosa é uma doença aguda, que causa febre alta e aftas (bolhas) na boca, língua, cascos dos bovinos, bubalinos e outros animais biungulados – que possuem duas unhas ou dedos. A prevenção à doença também tem grande importância econômica para o país, pois um único foco gera restrições de trânsito para animais e outros produtos, principalmente para a exportação de carne. “No estado do Rio, não há ocorrência da doença desde 1997.

Adquirimos esse status justamente por causa da campanha de vacinação que acontece todos os anos nos meses de maio e novembro”, concluiu Astrid.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).