Alunos da rede pública estadual de ensino terão acesso à biografia das personalidades que dão nome à sua escola. É o que garante a Lei 6.770/14, de autoria do deputado Bernardo Rossi (PMDB), publicada no Diário Oficial do poder Executivo no dia 12. Placas com a sinopse da biografia deverão ser afixadas em cada unidade, em local visível e de fácil acesso.
“É um resgate e preservação da nossa história seja com personalidades importantes nacionalmente ou com aquelas que marcaram uma cidade ou até mesmo uma comunidade por sua atuação”, defende Bernardo Rossi mostrando com números o alcance da nova norma: as escolas estaduais somam 1,1 milhão de alunos e 75 mil professores.
A lei também assegura que o governo promova campanha educativa todo dia 15 de março – data em que se comemora o Dia da Escola –,sobre o legado deixado pelo homenageado.
Bernardo cita como um dos exemplos, Antônio Cardoso Fontes, homenageado na escola no bairro Bingen, uma das maiores da rede pública estadual na cidade. Petropolitano, Cardoso Fontes, foi um dos maiores nomes da medicina no país. Ele foi reconhecido por seus estudos sobre a tuberculose realizados em Maguinhos e no Instituto Pasteur de Paris. Ele dirigiu o Instituto Oswaldo Cruz e colaborou na criação da Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro. “São informações como essa que precisam estar à vista de todos que circulam pelas unidades escolares”, frisa Bernardo Rossi.
Nomes como Princesa Isabel, Rui Barbosa e Santos Dumont também batizam escolas estaduais na cidade e mesmo com muito conhecimento dos petropolitanos sobre essas personalidades, elas também serão biografadas.
“Petrópolis é uma cidade diferenciada porque esses personagens fazem parte da nossa história de uma forma ímpar. Mas, há nomes como Professor Augusto Meschick e Irmã Cecília Jardim que precisam de mais divulgação de seus feitos junto às comunidades. Da mesma forma que outras cidades do estado que não têm a preservação de nomes históricos tão arraigados no cotidiano como Petrópolis, vão ser beneficiados”, completa Bernardo Rossi.