Cidade

Inpas regulamenta as normas para o recadastramento de aposentados e pensionistas

O Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público de Petrópolis (Inpas) regulamentou as normas para o recadastramento de aposentados e pensionistas. Com a regulamentação, as exigências de documentação, as regras para os representantes legais, entre outras definições, saem do campo da informalidade e passam a ser estabelecidas por resolução publicada no Diário Oficial do município (resolução 001, na edição de 27 de maio).

“Com essa resolução, o Inpas aumenta o controle da folha de pagamento, dá transparência, evitando fraudes e golpes de pessoas que se passam por aposentados e pensionistas e tentam receber o benefício. Os procedimentos do recadastramento dependiam do bom senso dos servidores do Inpas. Agora, com essa resolução, estamos profissionalizando ainda mais o instituto”, disse o diretor presidente do Inpas, Marcus Curvelo.

O recadastramento dos aposentados e pensionistas do Inpas continua acontecendo anualmente, no mês do aniversário do segurado. O instituto já deu início ao processo ao cadastramento biométrico dos beneficiários e ainda aderiu ao Sistema Nacional de Óbitos (Sisob), ligado ao Ministério da Previdência Social, reduzindo a vulnerabilidade do cadastro municipal, que, até então, era revisado mensalmente com base em dados dos cemitérios municipais.

“Para os segurados, essas medidas são uma garantia de que o dinheiro que é descontado todo mês do salário deles está indo para o pagamento de aposentadorias”, disse Curvelo.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).