Foto: Aline Rickly
O edital de abertura de concessão para novas empresas de ônibus está sendo finalizado, seguindo todas as exigências do Tribunal de Contas. Até o resultado da licitação, as empresas Esperança, Autobus e Petrópolis continuam sob intervenção da Prefeitura de Petrópolis para que o sistema se mantenha em funcionamento e os usuários e profissionais do setor não sejam ainda mais prejudicados com a situação precária do transporte coletivo.
Os salários, pagamentos e encargos continuam sendo realizados em dia. Os funcionários vêm sendo treinados para atuar em ônibus com motor eletrônico, como os cinco veículos, ano 2008/2009, que foram alugados e estão operando na linha 700 da Viação Autobus e sendo pagos com o que é arrecadado pela empresa.
“Hoje fazemos reparos na oficina, mas não temos como parar um veículo para uma revisão geral por falta de carro. Agora, vamos retirar de cinco em cinco veículos para realizarmos esse trabalho. Os funcionários há três meses começaram a ser treinados para atuar nesse tipo de ônibus eletrônico, até porque precisam estar preparados para serem absorvidos por nova empresa, quando for realizada a licitação que vai proporcionar ônibus novos para a cidade”, disse o interventor da Viação Autobus, Seraphin José Claudino.
A intenção é alugar mais sete veículos nos mesmos moldes (eletrônico, mais econômico, ecologicamente correto, com motor mais potente), sendo dois executivos para trafegar na linha Posse-Gabi, divisa entre Posse e Areal.
“Estamos numa fase em que trabalhamos com os recursos gerados pelos passageiros. Não arriscamos um aluguel que não possamos pagar com o que é arrecadado pela empresa. Temos muita dificuldade para alugar veículos mais novos porque as empresas só querem vender. Para comprar seria preciso fazer um financiamento que é, em média, de 36 meses. Além de não termos esse tempo, empresa sob intervenção não pode realizar financiamento”, explicou Seraphin.
A Viação Esperança foi a primeira a alugar sete veículos. A medida reduziu o número de quebras diárias de veículos. Para que os ônibus não parassem de circular e os pagamentos continuassem em dia, a intervenção nas três empresas – Esperança, Autobus e Petrópolis – irá continuar até o fim do processo de licitação.





gotaria de saber porque a empresa viação Petropolis não esta sendo beneficiada com onibus novos como esta acontecendo nas outras empresas (esperança e autobus) sou usuario das tres e so vejo carro da petropolis quebrando e faltando, obrigado desde ja pela resposta
sou funcionario da empresa petropolis e quero dizer que la continua tudo na mesma!!!!!! ate trabalhar com onibus sem freio arriscando nossa vida e dos passageiros nos trabalhamos. minha pergunta e! porque na empresa nao tem onibus alugados e porque os carros vao com problemas pra garagem e voltam pior do que estavam. sera que alguem conseguiria dar um jeito nisso???? que eu acho muito pouco provavel!!!!!!!!!!!!!!!!
Cade os carros novos que esta para chegar desde o ano passado?? as fotos estão aki maos e os carros??