Turismo

Petrópolis lança ferramenta de gestão de turismo

Imagem: Divulgação

Na última sexta-feira (18), foi realizado o lançamento do Inventário Turístico de Petrópolis, que contou com a participação do ministro do Turismo, Pedro Novais. A ferramenta servirá para gestão do turismo da cidade, com a inserção de um mapeamento de empreendimentos, atrativos naturais e culturais e dos serviços oferecidos ao turista na região.

O Inventário Turístico de Petrópolis envolveu 50 pesquisadores, alunos de cursos de turismo, que visitaram 1.991 empreendimentos e 398 atrativos culturais e naturais, além de terem registrado 8.000 fotografias. O trabalho consumiu 2.400 horas de pesquisa e mais 2.000 horas de tratamento das informações.

Todas as informações foram inseridas em um sistema de banco de dados, que foram direcionadas e disponibilizadas em um portal eletrônico para a promoção do destino, com fácil acesso para turistas, estudantes, pesquisadores e empreendedores. O sistema permite a criação de roteiros turísticos, mapas, calendário anual de eventos, área de notícias e outras facilidades. Atualmente estão disponíveis 21 roteiros turísticos e 5 mapas para facilitar a circulação do turista por toda a cidade.

A partir do lançamento, a administração do sistema e do portal será feita pela Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis, com a participação dos empresários do setor, uma vez que cada empreendimento cadastrado  poderá fazer atualizações de conteúdo, divulgar promoções e substituir ou incluir fotografias.

Os empreendimentos e atrativos estão referenciados em mapas automáticos que facilitam a localização dos mesmos. Pelo portal, o visitante interessado pode enviar e-mails e cartões postais, além de navegar nos sites oficiais de cada estabelecimento cadastrado, ampliando as possibilidades de negócios e satisfação com Petrópolis.

O Inventário Turístico

Além de ser uma exigência do Ministério do Turismo para os municípios (Lei 11.771/08) e facilitar o acesso a recursos federais direcionados ao setor, o inventário turístico se constitui em uma excelente ferramenta para o planejamento das políticas de turismo.

A experiência de Petrópolis poderá servir de modelo no conjunto de ações para estimular o turismo nos 65 destinos indutores, pois mostra como ampliar as informações disponíveis para o planejamento do turismo no país e facilitar a promoção das cidades e de seus empreendimentos turísticos.

A elaboração do Inventário Turístico de Petrópolis é fruto de um convênio entre o Ministério do Turismo e o Instituto Idéias, com o apoio do Sebrae-RJ, Prefeitura de Petrópolis, Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Petrópolis, Fórum Estadual de Secretários de Turismo – RJ e TurisRio. As informações estão disponíveis no site www.destinopetropolis.com.br.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).