Dois veículos de fiscalização de trânsito passam a contar com sistema de monitoramento e GPS. Com a captação de imagens da câmera posicionada na traseira e na dianteira do veículo, sendo transmitidas em tempo real, será possível gravar as irregularidades ocorridas no trânsito e orientar a equipe de coordenação técnica que estiver dentro da companhia.
O equipamento foi adquirido por meio de licitação aberta no ano passado e tem como objetivo dar mais segurança ao trabalho das equipes da Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI. Assim, as irregularidades flagradas pelas equipes de fiscalização com veículos que contenham GPS e o sistema de monitoramento serão gravadas e poderão ser solicitadas pela equipe da JARI para julgamento do caso.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, os municípios devem dispor de mecanismos que assegurem aos motoristas autuados o direito de contestar a pena imposta. Para recorrer, os motoristas autuados em Petrópolis precisam se dirigir a JARI que analisa e julga os recursos referentes às infrações de trânsito.
Além de a gravação inibir os motoristas de cometerem infrações, já que estarão sendo filmados, o sistema ainda poderá cooperar com outras frentes de fiscalização, como a Polícia Militar, por exemplo, na gravação de uma ocorrência, em um acidente de trânsito ou em uma situação que necessite de imagens.
Um Comentário