O prefeito Paulo Mustrangi inaugurou o Núcleo de Justiça Comunitária no Alto Independência, na quinta-feira passada. Mustrangi aproveitou para anunciar a implantação de creche, ampliação da escola do bairro e asfaltamento na região.
“Muita gente achou que a Guarda Comunitária não daria certo e está funcionando perfeitamente, e agora estamos entregando o núcleo de Justiça Comunitária, que vai ser um instrumento para toda a comunidade resolver os conflitos.”, declarou.
De acordo com o secretário de Segurança Pública do Município, Hélio Moura, o Núcleo de Justiça Comunitária faz parte do Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, iniciativa de enfrentamento à criminalidade no país que articula políticas de segurança com ações sociais.
Agentes comunitários
O Ministério da Justiça está capacitando 20 moradores do bairro como agentes comunitários para agir dentro da comunidade. O agente comunitário vai fazer a mediação quando houver briga de vizinhos, de família e outros casos para tentar resolver a situação e promover a justiça de forma pacífica, antes que se torne um problema de polícia. Quando não conseguir resolver, o agente comunitário vai solicitar o apoio dos profissionais que irão atuar no núcleo. A primeira parte do curso foi realizada de 3 de janeiro até 8 de fevereiro. Já a segunda parte acontecerá de 25 de fevereiro ao dia 3 de março, na própria comunidade.
O Núcleo de Justiça Comunitária vai contar também com uma psicóloga, uma advogada, uma assistente social e uma coordenadora, que estavam presentes na inauguração do projeto, assim moradores da região que elogiaram a iniciativa.
A verba liberada pelo Ministério da Justiça para o projeto foi de R$ 325.669,09. O Núcleo de Justiça Comunitária está localizado na Rua Dr. Ângelo Brand, 39, no Alto Independência (pouco antes do prédio da Guarda Comunitária). Assim que a segunda etapa do curso for realizada, os atendimentos serão iniciados.