Um financiamento junto à Agência Estadual de Fomento (AgeRio) vai garantir a aquisição de equipamentos e veículos de manutenção viária. O empréstimo, a juros baixos e com carência de um ano, chega a R$ 9,2 milhões e prevê a compra de caminhões, retroescavadeiras, veículos de apoio e maquinários específicos para manutenção, limpeza e conservação dos logradouros públicos, incluindo a desobstrução de rios.
“A nossa frota é muito antiga. Os equipamentos estão defasados. Temos máquinas com mais de 30 anos de uso. Com os novos equipamentos, a Prefeitura vai economizar mais de R$ 200 mil por mês e garantir serviços ainda melhores, já que o novo maquinário terá um rendimento maior e não precisaremos mais pagar aluguel. Essas máquinas serão utilizadas em diferentes serviços do município, inclusive auxiliando nos mutirões”, disse o prefeito Rubens Bomtempo. O financiamento teve a autorização do Tesouro Nacional e da Câmara Municipal, que aprovou o projeto de lei enviado pela prefeitura. O financiamento é proveniente da linha PRÓ-VER, operada com recursos próprios da AgeRio e destinada a investimentos no setor público. Porém, só o município que comprova saúde financeira e governança consegue o crédito.
O contrato foi assinado nesta terça-feira (9) pelo prefeito Rubens Bomtempo e pelo presidente da AgeRio, Domingos Vargas e contou ainda com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno. Com a formalização do financiamento, o município fica autorizado a abrir licitações para a aquisição do maquinário. O objetivo é ter equipamentos novos no próximo verão para garantir uma rápida resposta da Prefeitura no caso de fortes chuvas.