Educação

II Encontro entre Movimento Negro e Pessoa com Deficiência acontece nesta sexta-feira

Na próxima sexta-feira (26), acontece o o II Encontro entre Movimento Negro e Pessoa com Deficiência na Casa de Cláudio de Souza, às 17h30. O evento tem entrada franca e é aberto ao público.

O evento, que terá apresentações musicais, teatrais e ciclo de palestras, tem como objetivo reunir pessoas negras e com deficiência, portanto, foi intitulado “Rompendo as barreiras do preconceito”. “Optamos por este tema por conta de 21 de setembro ser o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, explica Adriana Rangel, promotora do evento.

O evento será aberto com a apresentação do Grupo de Musicalização, que apresentará o canto dos escravos nas lavras de ouro na região de Minas Gerais até chegar ao atual funk, denominado como protesto.

Às 18 horas, terá início o ciclo de palestras. O primeiro tema a ser abordado pelo coordenador do evento, Pedro Fernandes, será “A história do negro e sua força de trabalho”, seguido do debate “Como o homem negro é visto na atual conjuntura”, ministrado por Jean da Costa. A questão “A mulher negra na sociedade” será trabalhada pela assistente social Carla Fernandez, encerrando o circuito de palestras.

O terceiro momento da noite será com a apresentação de teatro musical, às 19 horas, do Grupo APADV (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais) e será seguido de uma reflexão sobre “Como  é ser negro e deficiente na sociedade”. Para debater esta questão, haverá depoimentos de deficientes físicos e visuais.

Às 20 horas, o Grupo Upgrade Dance animará a noite com dança afro, que abrirá a apresentação de instituições petropolitanas. São elas: Lar Santa Catarina, Comunidade Jesus Menino, Projeto Eficiente, APADV, Yolanda Duarte, Pró Deficiente e Instituto Emanuel, que trará o Grupo Street Dance/ Deficientes Auditivos.

O evento se encerrará com um momento aberto para discussão entre os promotores do evento e os demais presentes.

Botão Voltar ao topo
error: Favor não reproduzir o conteúdo do AeP sem autorização (contato@aconteceempetropolis.com.br).